Um dia após o início da obra de adequação da estrutura onde funcionará a Base Fluvial Arpão 2, o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, vistoriou o andamento dos trabalhos nesta quarta-feira (17/08). O objetivo é que a Base Arpão 2 comece a atuar ainda neste ano, reforçando o combate à criminalidade nos rios do estado.
Acompanhado do secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), capitão Diego Magalhães, o general conheceu a estrutura já existente e planejou o início da atuação da nova base.
“É uma estrutura que já existia e está passando por uma adequação, e se tornará a nossa futura Base Arpão para ser colocada em mais uma calha de rio para combater ainda mais o tráfico de entorpecentes no estado. É a segurança pública trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse.
Atualmente, a embarcação está sendo reformada na sede do estaleiro Juruá, localizado no distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). A expectativa é de que a obra seja concluída até o fim do mês de outubro para começar a atuar e auxiliar nos patrulhamentos fluviais na região do rio Negro.
Assim como a Base Arpão que já opera no rio Solimões, a Base Arpão 2 será coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e fará parte das ações da operação Fronteira Mais Segura/Hórus.