25/07/2022 às 19h57min - Atualizada em 25/07/2022 às 19h57min

Colombianos que integravam o Cartel de Cáli são presos após firmarem aliança com a maior facção do Rio

O dinheiro do tráfico abastecia o caixa da quadrilha, que emprestava para terceiros cobrando juros exorbitantes

Extra
Foto: Reprodução
Uma operação conjunta da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da 33ª DP (Realengo) cumpriu, nesta segunda-feira, mandados de busca e apreensão em endereços vinculados a um grupo de colombianos que atua oferecendo empréstimos ilegais com o dinheiro do tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, dois dos presos, os irmãos Jesus Franceny Bedoya Giraldo, de 52 anos, e Javier Bedoya Giraldo, de 48, são ex-integrantes do Cartel de Cáli, uma das principais e mais violentas organizações criminosas dedicadas ao narcotráfico da Colômbia.

Também foram presos Cristian David Bedoya Carvajal, de 27 anos, Edwin Adolfo Osorio Betancurt, de 28, e Leidy Xiomara Hincapie Valencia, de 29. As investigações apontaram que o grupo firmou um acordo com a maior facção criminosa do estado do Rio.

O esquema funcionava assim: o dinheiro do tráfico abastecia o caixa da quadrilha, que emprestava para terceiros cobrando juros exorbitantes. A Polícia Civil acredita que os colombianos exportaram para o Brasil uma estratégia comum no país-natal.

— Aqui, no Rio, a agiotagem é uma atividade peculiar de grupos paramilitares. O que esses estrangeiros fizeram foi introduzir essa prática no narcotráfico, como é comum na Colômbia — pontuou o titular da DRE, delegado Marcus Amim.


Foram encontrados no local do flagrante um farto material detalhando a distribuição do dinheiro e das cobranças, além de quase R$ 50 mil em espécie. Os cinco colombianos foram presos em flagrante pelos crimes de associação criminosa e usura.

— Com o material arrecadado, esperamos concluir as investigações em relação aos crimes de organização criminosa, extorsão e lavagem de dinheiro — declarou Rodrigo Coelho, delegado-assistente da DRE, responsável pela investigação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90