22/06/2022 às 08h01min - Atualizada em 22/06/2022 às 08h01min

Águas de Manaus abre 50 vagas para estudantes da rede pública participarem de capacitação

Os participantes irão realizar uma imersão no universo do saneamento básico e desenvolver um projeto que participa de premiação nacional

Assessoria de Comunicação Manaus
Estudantes de escolas públicas de Manaus já podem se preparar para concorrer a vagas no Projeto "Jovens Pioneiros", que é promovido pelo grupo Aegea, holding que atua na capital amazonense por meio da concessionária Águas de Manaus. Esta é a quarta edição do programa, que tem como objetivo estimular os estudantes a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas para o saneamento básico em suas comunidades. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (20). 

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 50 vagas para estudantes da rede pública de Manaus que estejam cursando entre o 9º ano, do Ensino Fundamental, e o 3º ano do Ensino Médio. Pensando em contemplar a diversidade de raças presentes na cidade, parte das vagas serão disponibilizadas para filhos ou filhas de indígenas, refugiados e afrodescendentes. A previsão é que as aulas iniciem na primeira semana de agosto.  

O Jovens Pioneiros propõe aos participantes uma imersão no dia a dia da concessionária. Durante cinco meses, os estudantes terão a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, passando por setores de diversas áreas da Águas de Manaus e aprendendo mais sobre a dinâmica de serviços oferecidos pela companhia, como tratamento de água e esgoto. O objetivo é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.  

De acordo com o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Ferraz, o projeto foi idealizado pelo compromisso com os jovens e com o desenvolvimento da cidade. “É um orgulho para gente poder proporcionar este tipo de projeto envolvendo estudantes. Queremos através do Jovens Pioneiros oferecer a oportunidade destes alunos terem o primeiro contato com profissões diversificadas e com assuntos relacionados ao saneamento. Podemos ter, a partir do projeto, novos talentos para agregar no saneamento básico de Manaus”, destacou.  

Durante o treinamento, os participantes irão receber toda estrutura para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecer os setores da empresa e ter acesso liberado aos cursos da plataforma Academia Aegea, que é utilizada para capacitar os próprios colaboradores, os alunos também participam de visitas às Estações de Tratamento de água e de esgoto. 

Como projeto de conclusão do curso, os participantes recebem mentoria de colaboradores da Águas de Manaus para elaborar um projeto de melhoria, voltado para o saneamento de sua comunidade.  

Premiações 

Os melhores projetos finais, elaborados pelos participantes, são premiados. O primeiro lugar também será indicado para etapa nacional do Prêmio de Inovação da Aegea, na categoria Jovens Pioneiros, concorrendo com estudantes de todo país.  

Em duas edições, a Águas de Manaus teve representantes que brilharam com seus projetos. “A premiação é uma forma de reconhecimento do esforço dos participantes, mas o maior legado é o conhecimento que estamos disponibilizando para estes jovens e a oportunidade de desenvolverem ideias que irão trazer melhorias para as comunidades de Manaus”, reforçou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada. 

Como participar 

Os alunos que tiverem interesse em participar do Projeto Jovens Pioneiros, precisam estar cursando entre o 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em escola pública de Manaus e ter entre 15 e 23 anos. Eles precisam preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais, que está disponível pelo site www.aguasdemanaus.com.br.  

A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada no dia 11 de julho, no site e nas redes sociais da concessionária.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90