18/05/2022 às 16h51min - Atualizada em 18/05/2022 às 16h51min

Tony Medeiros defende na Assembleia Legislativa maior combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Tony disse que a cada hora, mais de três crianças sofrem violência sexual no Brasil

Assessoria
Foto: Reprodução
No Brasil, o 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em seu discurso, hoje (18), durante o Grande Expediente, na Assembleia Legislativa, o deputado Tony Medeiros (PL), defendeu a união de todos no combate a esse crime e que o tema seja uma pauta permanente no Poder Legislativo.  

De acordo com o deputado os números divulgados por instituições brasileiras e internacionais mostram que a situação é muito preocupante. Para citar como exemplo, Tony disse que a cada hora, mais de três crianças sofrem violência sexual no Brasil. De 2011 a 2017 das 527 mil pessoas estupradas, 51% eram crianças e adolescentes. As crianças tinham entre 1 e 5 anos. Em 2021 foram registradas quase 19 mil casos de crimes sexuais e em 2022 já foram quase 5 mil.

Trazendo para a realidade do Estado, o deputado divulgou que segundo a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), este ano, já foram registrados 1.557 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Os números são preocupantes, ainda mais quando se sabe que esses são casos denunciados. E aqueles que por um motivo ou outro não conseguiram chegar até às autoridades policiais?”, questionou o deputado.

O parlamentar lembrou ainda que para mudar essa realidade é preciso implementar mais políticas públicas. Nesse sentido, Tony destacou a criação do Centro Integrado da Criança e do Adolescente vítimas ou testemunhas de violência em todo o Estado do Amazonas. O Centro que deve funcionar na própria DEPCA,  está sendo reivindicado por várias entidades que formam  a Rede de Proteção, Defesa e Promoção das Crianças e Adolescentes. “Vamos lutar pela criação deste Centro, pois assim, estaremos fortalecendo a luta em defesa dos nossos jovens”, salientou Tony Medeiros.

O dia 18 de maio foi escolhido porque nessa data em 1973, em Vitória (ES) a menina Aracelli, 8, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Até hoje, o crime que ficou conhecido como o “Caso Aracelli”, está impune.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90