20/04/2022 às 08h28min - Atualizada em 20/04/2022 às 08h28min

Caixa alerta para risco de golpes e fraudes com o novo saque do FGTS

Portal do Sena

R7
A Caixa alerta sobre risco de golpes que envolvem o pagamento do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que começou a ser liberado nesta quarta-feira (20). O crédito será feito de forma escalonada, conforme calendário, que segue o mês de nascimento do trabalhador.

O valor será depositado em conta poupança digital e pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. A previsão é que beneficie 42 milhões de trabalhadores, com um total de R$ 30 bilhões.

Em 2020, no saque emergencial do FGTS, muitos brasileiros foram vítimas de fraudes, quando descobriram que, ao acessar o aplicativo, seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) já havia sido cadastrado.  

Segundo a Caixa, as consultas para a pessoa saber se tem direito ao saque do FGTS são realizadas exclusivamente nos canais oficiais do banco. No portal www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts há orientações sobre como baixar o App FGTS de forma segura.

O banco ressalta que não envia mensagens com solicitação de senha, dados ou informações pessoais. Também não envia links nem pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por email, SMS ou WhatsApp. Outras orientações de segurança estão disponíveis no portal www.caixa.gov.br/seguranca.

Os principais cuidados para evitar golpes

• Não forneça senha nem outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.

• Desconfie de SMS, email ou qualquer forma de comunicação que diga ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita.

• Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador para coletar informações de navegação e dados do usuário.

• Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

• A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

• A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio nem o cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).

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