Imagine que você está andando de moto pela cidade e se depara com uma criança quase caindo de um carro em movimento? Essa situação aconteceu na cidade de Puebla, que fica a 133 km da capital do México.
A cena foi filmada por um motociclista em uma via bastante movimentada da cidade. Nas imagens, ele reduz a velocidade, pois o sinal está vermelho e para logo atrás de um carro.
Após dar continuidade ao seu percurso, o condutor flagra o momento em que a porta do veículo, que está a sua frente, abre e uma criança fica pendurada em meio à avenida.
Felizmente, um homem que está no carro consegue agarrar a criança e colocá-la novamente dentro do veículo.
‘Lei da Cadeirinha’ no Brasil
No Brasil, há a “Lei da Cadeirinha” que corresponde à resolução 819 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde abril de 2021. A lei estabelece critérios por idade, peso e altura. Crianças menores de 10 anos de idade que não tenham ainda atingindo 1,45 metro de altura devem ser transportadas no banco traseiro do veículo, com retenção adequada ao seu peso, idade e altura. Quem descumprir a medida paga multa e comete infração gravíssima.
Atualmente, o desrespeito às regras, por ser infração gravíssima, acarreta sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.
Como transportar corretamente crianças e bebês?
0 a 1 ano
Bebês nessa faixa etária ou que pesem até 13 quilos devem ser transportadas em bebê conforto.
1 a 4 anos
Crianças nessa faixa etária ou que pesem entre 9 kg e 18 quilos devem ser transportadas em cadeirinhas.
4 a 7 anos
Crianças nessa faixa etária ou que tenham até 1,45 metro de altura e peso entre 15 kg e 36 quilos devem ser transportadas em assentos de elevação.
7 e meio a 10 anos
Crianças nessa faixa etária ou que tenham altura superior a 1,45 metro devem ser transportadas ainda no banco traseiro, mas somente com cinto de segurança padrão.