A onda de terror começou por volta da 1h da manhã deste domingo (5) começaram a surgir fotos e vídeos em diversos grupos de Whatsapp, contendo ações criminosos em vários bairros de Manaus. Os elementos foram tão audaciosos, que chegaram a gravar os crimes.
Nas imagens, pneus queimados bloqueando ruas, ônibus incendiados, gritaria e estragos por toda a cidade.
Morte de "Dadinho"
Segundo informações apuradas por nosso equipe, a revolta dos membros de facções seria pela morte do denominado conselheiro do CV, Erick Batista da Costa, o vulgo "Dadinho", morto na tarde de sábado (4) após uma troca de tiros com policiais da Rocam, no bairro Novo Aleixo.
Compensa
O terrorismo seguiu pela parte da manhã, em vários bairros os estragos continuam. Na avenida Brasil, bairro Compensa, meliantes encapuzados foram flagrados bloqueando a via e o pior, intimidando os condutores de veículos que passam por aquela área.
Por volta das 10h desta manhã de domingo (5) policiais militares da 8ª Cicom, localizada na Compensa III, anunciaram a prisão de dois elementos que estavam em posse de material inflamável.
Paralisação do Transporte Coletivo
NOTA À IMPRENSA
O terrorista continua pela parte da manhã, em vários bairros os estragos continuam. Na avenida Brasil, bairro Compensa, meliantes encapuzados foram flagrados bloqueando a via e o pior, intimidando os condutores de veículos que passam por aquela área.
O Sinetram repudia os atos de vandalismo ocorridos nas primeiras horas deste domingo (06/06), em que 7 ônibus do transporte coletivo foram incendiados dentre outros atos violentos.
A violência das ações, aparentemente de caráter terrorista, causou pânico nos operadores do serviço, pois há relatos de grupos encapuzados e armados praticando tais atos, sendo que, por isso, toda a frota foi recolhida.
Atos dessa natureza, além de serem crimes de dano e ilícitos civis, visam disseminar o medo e inviabilizam o serviço essencial.
Diante desse cenário, os maiores prejudicados são o usuário do transporte coletivo e os trabalhadores do sistema de transporte cujas vidas estão em risco.
Por fim, pedimos às autoridades públicas competentes imediatas e urgentes providências para a identificação dos criminosos e para a cessação da onda de violência a fim de que seja viabilizada a normalização do serviço essencial de transporte coletivo.