A Operação “Pela Vida”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), flagrou um grupo praticando corrida ilegal em vias públicas, crime conhecido popularmente como racha.
O caso foi registrado na noite desta terça-feira (06/04), na avenida Brasil, bairro Compensa, na zona oeste de Manaus.
Quatro motocicletas foram apreendidas, e os homens que as conduziam foram multados e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
A ação policial mobilizou efetivos da Polícia Militar, agentes do Núcleo Especializado de Operações de Trânsito (Neot) e servidores da SSP-AM, e foi desencadeada no bairro Compensa, nesta noite.
Além das barreiras de fiscalização de veículos, foram realizadas incursões policiais em regiões alvo de denúncias de tráfico de drogas.
O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, coordenou os trabalhos e falou da importância do policiamento intensificado pela operação.
“Em todas as noites essa operação está na rua, em diferentes bairros, no intuito de reprimir o crime e levar ordem. Na madrugada estivemos no Jorge Teixeira, e agora à noite, na Compensa", enfatizou.
Segundo o Detran-AM, policiais do Batalhão de Trânsito da PM, que ficam escondidos para retaguarda da operação, identificaram as motocicletas apostando corrida, segundo explica o coordenador do Neot, Victor Mansur.
“Os condutores que estavam nas quatro motos esportivas não avistaram os batedores escondidos e iniciaram a corrida, mas acabaram caindo na barreira policial, que estava logo a frente”, disse.
Disputar corridas no trânsito é crime previsto no artigo 173 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A infração é gravíssima, com punição de sete pontos na carteira, suspensão da CNH por um ano e aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70. As quatro motocicletas foram recolhidas para o parqueamento do Detran.
Lei Seca – Durante a operação, o Neot identificou três motoristas infringindo a Lei Seca e dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Outras 57 autuações de trânsito, por diversas irregularidades, foram aplicadas.