05/02/2021 às 16h58min - Atualizada em 05/02/2021 às 16h58min

Ministério da Saúde viabiliza abertura de 82 novos leitos em Manaus

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Fábio Leite
Agência Saúde
Fotos: Caio de Biasi/Especial para Ministério da Saúde
As medidas executadas pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Amazonas visando desafogar a rede hospitalar de Manaus estão permitindo a abertura, nesta sexta-feira (05/02) e sábado (06/02), de 82 novos leitos, sendo 44 de UTI.

Nesta sexta-feira (05/02), 60 novos leitos no Hospital Nilton Lins entraram em funcionamento, dos quais 22 de UTI e 38 clínicos. Ao todo, 103 estão em operação na unidade. No sábado (06/02), mais 22 leitos de UTI passam a funcionar no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo.

Nos próximos dias, está prevista ainda a abertura de mais leitos, dessa vez no Hospital Delphina Aziz, que ganhará mais 30 UTIs, e no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

A abertura de novos leitos faz parte das ações desencadeadas a partir do comitê de crise instalado em Manaus pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e do qual fazem parte governo estadual e prefeitura, além de outros órgãos. Dentre as ações, estão incluídas a instalação de usinas de oxigênio nos hospitais da capital e do interior e o transporte de pacientes para tratamento em outros estados.

Para que fosse possível a abertura dos novos leitos, o Ministério da Saúde providenciou a instalação de usinas de oxigênio nas duas unidades, visando reduzir a dependência do abastecimento externo do produto. Também foram adquiridos para as unidades equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais e equipamentos médicos.

Para agilizar a contratação de recursos humanos para compor as unidades, o Ministério articulou, por meio da Secretaria de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) da pasta, que o processo seletivo fosse feito através do banco de dados do cadastro nacional de profissionais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90