O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) enviou, nesta quarta-feira (03), um ofício para a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) solicitando mais transparência no programa “Auxílio Estadual”.
Na solicitação, Carpê pede que o Governo disponibilize para a população uma lista com nome das pessoas comtempladas e informe quais critérios foram utilizados para seleção dos beneficiários.
Para o parlamentar a falta de transparência do Governo sobre os critérios utilizados para pagamento do benefício tem provocado muitas dúvidas na população.
“O cidadão vai atrás do auxílio e vê que foi negado, não obtém informação, apenas que o CPF não foi incluído nos critérios adotados para receber o cartão. Mas, nós não sabemos quais são esses critérios”, questionou o vereador.
O pedido do vereador foi feito após ele receber muitas denúncias em suas suas redes sociais. Essas pessoas relatam falhas na liberação do auxílio oferecido pelo Governo do Estado do Amazonas.
“Fizemos contatos com algumas pessoas cujo benefício foi negado. Elas dizem que estão em situação de vulnerabilidade social: são mães solteiras, desempregados, trabalhadores informais, pessoas de baixa renda e famílias cadastradas no Bolsa Família, mas não entendem porque não foram contempladas", explicou.
O vereador reforça que o Governo precisa prestar esclarecimentos, rever os critérios do benefício e alcançar mais famílias que realmente se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.
Segundo a Secretaria de Assistência Social (Seas), para selecionar as 100 mil pessoas que vão receber o benefício foram analisadas as informações no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal. Todos os dados foram extraídos pela Caixa Econômica Federal (CEF), tendo como mês de referência novembro de 2020.