07/11/2018 às 17h29min - Atualizada em 07/11/2018 às 17h29min

Núcleo de Fotografia e Vídeo do Amazonas oferece programação diversa no mês de novembro

Atividades como oficinas, palestras e cursos serão gratuitas e abertas ao público

amazonas.am.gov.br
Reprodução
No mês de novembro, o Núcleo de Fotografia e Vídeo do Amazonas (NFVA) está oferecendo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), diversas atividades para profissionais e amantes da fotografia. Na programação tem cursos, exposições, palestras e oficinas. Todas as atividades serão gratuitas.

No dia 9 de novembro, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado na avenida Silves, Nº 2222, bairro Distrito Industrial 1, acontecerá um curso básico de tratamento de imagem com Carlos Navarro Infante, das 14h às 17h. As vagas são limitadas a 20 pessoas.

Para quem quer aprender técnicas de fotografias para celular, a fotógrafa Adriana de Lima ministrará uma oficina, também no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no dia 11 de novembro, entre 9h30 e 12h30. O curso oferece vagas para 20 pessoas, inclusive para crianças a partir dos 10 anos.

O Auditório Gabriel Gentil, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, será o palco para apresentação do projeto “História de Vida dos Fotógrafos”, com a história de Vivian Maier contada por Selma Maia. O evento oferece 70 vagas e acontecerá no dia 13, às 15h.

Nos dias 14 e 16 de novembro, os bailarinos Wellington Alves e Jayne Kira ministrarão o workshop de expressão corporal “O Corpo Fala”, na sala Desembargador Hamilton Mourão, no Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901,Centro), a partir das 16h. O objetivo do curso é mostrar que na fotografia, os gestos e expressões faciais de uma pessoa traduzem os sentimentos, explicando como esse processo funciona. Para este curso, há vagas para 30 participantes.

De 16 a 23 de novembro, o Centro Cultural Thiago de Mello, na avenida Autaz Mirim, Nº 9018, bairro Novo Aleixo, recebe a exposição fotográfica “Consciência Negra – Livre para Ser”. A inauguração da exposição contará com apresentação de capoeira, oficinas de turbantes, comidas típicas, maquiagem para peles negras, oficinas de penteados e exposição de fantasias da escola de samba Grande Família.

Encerrando as atividades de novembro, no dia 21, o NFVA realizará mais uma edição do projeto de “Histórias de Vida dos Fotógrafos”, com a trajetória de Steve Mccurry contada por Júlian Aude Santacruz. A programação acontece no auditório Gabriel Gentil no CCPA, a partir das 15h.

Para efetuar as inscrições nas oficinas é preciso estar atento à abertura de vagas na página do núcleo no Facebook (http://bit.ly/NucleodeFotografia)

 

Foto: Reprodução
 
 

Núcleo de Fotografia e Vídeo do Amazonas – Durante o ano, o NFVA realizou diversas atividades com amantes da fotografia e profissionais do ramo. Entre as atividades estão visitas guiadas, excursões e exposições coletivas.

A gerente do núcleo, Sandra Praia, comemora a participação de mais de 200 colaboradores, entre fotógrafos e estudantes. “Todos os eventos estão com conceito de excelência e com participação de vários níveis de interessados do profissional ao estudante. Muito interessante de ver. Acaba que acontece um networking espontâneo entre diversos níveis de apaixonados por fotografia”, comenta.

Exposições – A programação conta ainda com duas exposições: “Território Óbvio” e “Ecos Amazônicos”.

“Território Óbvio”, de Júlian Aude Santacruz e curadoria de Selma Maia, traz uma visão mais íntima da convivência indígena, abordando ritos, costumes, crenças e fé da região. A exposição está no Centro Cultural Palácio da Justiça, de segunda a sexta, das 9h às 16h; aos sábados, das 13h às 17h; e domingos, de 9h até 13h.

“Ecos Amazônicos”, de Carlos Navarro, já passou pelo Teatro Amazonas, Palácio da Justiça, Museu da Imagem e do Som e agora está montada na Galeria do Núcleo de Fotografia e Vídeo do Amazonas no CCPA. A exposição contém 30 obras do fotógrafo que em 2018 completa 52 anos de profissão. Para visitar, bastar comparecer ao local  de segunda a sexta, das 9h às 16h; e aos sábados e domingos, de 9h até 13h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90