Com acesso a nomes de vítimas, advogados e dados processuais que tramitam em tribunais estaduais e federais, estelionatários espalhados pelo país disparam centenas de mensagens para pessoas que aguardam sentenças e pagamento de ações que estão em trâmite.
Em pleno Dia do Trabalhador, feriado nacional, um dos picaretas enviou mensagens para clientes de um conhecido advogado criminalista do Distrito Federal. Após ser descoberto, o golpista perdeu a linha, irritou-se e ainda chamou o defensor de “comédia”.
O caso ocorreu com o advogado Jean Cléber Garcia, que foi acionado por um cliente após receber uma mensagem via WhatsApp, em pleno feriado. Para tentar aplicar o golpe, o criminoso usou um perfil com a foto e o nome do advogado, porém com outro número, de prefixo 62 (Goiás).
“Obrigado pelo contato. Informo que obtivemos ótimas notícias no seu processo referente ao processo de [Indenização sobre a concessão de Benefício]. A decisão foi favorável e estamos agora nos preparando para os passos finais. Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, estou à disposição!”, dizia a mensagem, que ainda completava o aviso com o suposto pagamento de R$ 12 mil.
Desconfiado da mensagem enviada em pleno feriado, o cliente entrou em contato com o advogado e descobriu o golpe.