Robert Lewandowski foi eleito pela Fifa como o melhor jogador do mundo da temporada 2019-2020. O atacante polonês, do Bayern de Munique, superou Lionel Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, da Juventus. Entre as mulheres, a inglesa Lucy Bronze foi a eleita. Lateral-direita, ela jogou pelo Lyon e atualmente esta no Manchester City.
A eleição de Lewandowski coroa uma temporada de títulos da Bundesliga, Copa da Alemanha e sobretudo da Liga dos Campeões da Europa. O atacante foi sinônimo de gols. Ele balançou a rede 64 vezes em 58 jogos. Uma máquina que o credenciou ao reconhecimento individual.
No critério usado pela Fifa, Lewandowski alcançou 52 pontos. Cristiano ficou em segundo, com 38 pontos, enquanto Messi foi o terceiro, com 35. Entre as mulheres, Lucy Bronze bateu 52 pontos, Pernille Harder fez 40, enquanto Wendie Renard teve 35.
A Fifa contabiliza votos dos técnicos e dos capitães das seleções nacionais, de representantes da imprensa e reserva uma parcela (25%) para torcedores. O zagueiro Thiago Silva votou como capitão do Brasil e elegeu, nesta ordem, Neymar, Mbappé e De Bruyne. Tite, por sua vez, votou em Neymar, Lewandowski e De Bruyne. Colunista do GLOBO, Martín Fernandez foi o representante da imprensa brasileira. Os votos dele foram em Lewandowski, De Bruyne e Mané.
Klopp leva entre os técnicos
Apesar da vitória de Lewandowski entre os jogadores, o prêmio de melhor técnico não ficou com Hans-Dieter Flick, do Bayern. Ele perdeu a votação para outro alemão, Jürgen Klopp, do Liverpool, que foi campeão inglês. Klopp já tinha vencido na temporada passada, quando conquistou a Liga dos Campeões da Europa.
A votação foi muito acirrada, e a Fifa precisou acionar o critério de desempate. Flick e Klopp empataram nos pontos somados: o coeficiente ficou em 24. Mas o regulamento prevê que, em caso de igualdade, seja dado peso maior aos votos dos treinadores. Então, Klopp prevaleceu: 686 a 572 pontos.
Vencedores do Prêmio da Fifa
Melhor goleira: Sarah Bouhaddi (Lyon)
Melhor goleiro: Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Prêmio Puskas (gol mais bonito): Son (Tottenham)
Melhor técnico (feminino): Sarina Wiegman (Holanda)
Melhor técnico (masculino): Jürgen Klopp (Liverpool)
Seleção da temporada pela FIFPro (masculino): Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Sergio Ramos, Alphonso Davies, Kimmich, De Bruyne, Thiago Alcantara, Messi, Lewandowski e Cristiano Ronaldo
Seleção da temporada (feminino): Endler, Bronze, Renard, Bright, Cascarino, Bonansea, Verônica Boquete, Megan Rapinoe, Harder, Miedema e Tobin Heath