02/12/2020 às 10h26min - Atualizada em 02/12/2020 às 10h26min

Foto de soldado australiano tomando cerveja em prótese de extremista do Talibã morto causa indignação

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Foto: Reprodução
Líderes da sociedade civil afegã reagiram com repulsa às fotos de um soldado das forças especiais australianas tomando bebida alcoólica na perna protética de um combatente do Talibã morto.

Imagens publicadas pelo "Guardian" na terça-feira mostraram um soldado graduado, não identificado, que ainda está alistado na Força de Defesa Australiana bebendo cerveja na prótese em um bar não oficial em base em Tarin Kowt, capital da província de Uruzgan, em 2009.

Outras fotos mostram soldados parecendo dançar com a perna, tiradas de um suposto combatente do Talibã morto em um ataque no mesmo ano, e que o esquadrão levou como "souvenir" quando foram realocados no Afeganistão, de acordo com um ex-soldado.

"É a imagem mais nojenta, chocante e horrível que já vi", disse Hayatullah Fazly, membro do conselho provincial em Uruzgan, ao "Guardian", falando ao telefone de seu escritório em Tarin Kowt. "É mais doloroso quando você considera que (os soldados) estiveram aqui para nos ajudar e nos fazer sentir seguros. É vergonhoso", acrescentou.


Zabiullah Farhang, porta-voz da Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão, disse que as fotos mostram que os soldados australianos "não respeitam a vida dos afegãos daqui".

A publicação das imagens segue o lançamento na semana passada de um inquérito de quatro anos sobre a conduta das forças especiais australianas no Afeganistão, que ligou os soldados aos assassinatos de 39 prisioneiros e civis e ao tratamento cruel de dois outros afegãos. Um porta-voz do Ministério das Relações da China chegou a postar foto falsa, com montagem de um soldado australiano degolando uma criança afegã.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90