Depois de duas vitórias no início das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a seleção brasileira masculina de futebol recebe a Venezuela no Morumbi, nesta noite, às 21h30, pela terceira rodada da competição. Os quatro primeiros colocados se classificam para o Mundial do Catar – o quinto lugar disputa repescagem.
Os venezuelanos vêm de duas derrotas – 3 a 0 para a Colômbia fora de casa e a 1 a 0 para o Paraguai, em Mérida. O técnico português José Peseiro, contratado em fevereiro, promete sair mais para o jogo.
Transmissão: a TV Globo transmite a partida com narração de Cléber Machado e comentários de Casagrande e Caio Ribeiro. Já SporTV exibe o duelo com narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Paulo Vinícius Coelho e Júnior. O ge também transmite o jogo ao vivo e o Tempo Real começaàs 20h com informações direto do Morumbi.
Média de gols brasileiros caiu pela metade
O histórico do confronto é bem desequilibrado. São 25 jogos, com 21 vitórias do Brasil, três empates e uma derrota (2 a 0, em amistoso de 2008). O Brasil marcou 89 gols e sofreu apenas oito.
Já houve quatro goleadas por 6 a 0 e outras goleadas de 4 a 0 para o Brasil – a maior delas, foi 7 a 0, em 1999. Mas há um viés de um pouco menos desequilíbrio nos últimos anos.
Do primeiro confronto em 1969 a 2000, foram 14 jogos e 67 gols marcados pelo Brasil – média de 4,78 por partida. Da Venezuela, dois gols – 0,14.
Desde 2000, são 11 jogos, com 22 gols dos brasileiros – média de dois por jogo – e seis dos venezuelanos – média de 0,54 por partida.
Brasil – Técnico: Tite
A seleção brasileira vai a campo com quatro mudanças em relação ao último jogo, contra o Peru.
Titular nas primeiras rodadas, Weverton deixa a equipe para a entrada de Ederson, que ganhou a disputa de Alisson.
No meio de campo, Casemiro e Philippe Coutinho foram cortado e serão substituídos por Allan e Éverton Ribeiro.
Gabriel Jesus, que ficou fora da última rodada por lesão, entra no lugar de Neymar, que foi cortado após exame na noite da última quinta-feira apontar que ele não se recuperaria a tempo de lesão muscular na perna esquerda..
Provável escalação do Brasil: Ederson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan, Douglas Luiz e Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison.
Desfalques: Foram sete cortes: Rodrigo Caio, Eder Militão, Casemiro, Fabinho e Philippe Coutinho já estavam fora da lista. Na última quinta, o Brasil ainda perdeu Gabriel Menino, com Covid-19, e Neymar, que não conseguiu se recuperar a tempo.
Venezuela – Técnico: José Peseiro
O primeiro técnico português da história da Venezuela convocou 29 jogadores – só pode relacionar 23 para a partida – e treinou formação menos defensiva para encarar o Brasil. Entre os destaques do time, nomes que atuam no futebol brasileiro, como o camisa 10 Savarino, do Atlético-MG, o meia Otero, do Corinthians, e o atacante Soteldo, do Santos.
Provável escalação da Venezuela: Fariñez, Feltscher, Ángel, Chancellor, Rosales; Rincón, Herrera, Cásseres (Murilo), Otero (Savarino); Machís e Rondón (Soteldo).
Desfalques: O atacante Sergio Córdoba, do Arminia Bielefield, da Alemanha, não foi liberado pelo clube para viajar.
Arbitragem
Árbitro: Juan Benítez (Paraguai) Assistentes: Eduardo Cardozo e Milciades Saldivar (Paraguai) Quarto árbitro: Jose Mendez (Paraguai) Árbitro de vídeo: Eber Aquino (Paraguai) Auxiliar de vídeo: Derlis Lopez (Paraguai)