A brasileira Simone Barreto Silva, de Salvador, nascida na Bahia, é uma das três vítimas fatais do ataque que ocorreu nesta quinta-feira (29), na França. No total, duas mulheres e um homem morreram no atentado cometido por um tunisiano na basílica Notre-Dame de l'Assomption, em Nice.
A outra vítima identificada é Vincent Loques, funcionário da basílica. Segundo jornais locais, duas vítimas teriam sido mortas dentro da igreja. A terceira, Simone, teria se escondido ferida em um comércio próximo, mas não resistiu.
Segundo uma nota publicada pelo Itamaraty sobre o caso, Simone Barreto Silva tinha 44 anos e era mãe de três filhos.
"O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo", diz trecho da nota.
Alerta máximo
O autor do ataque foi baleado pela polícia e levado ao hospital em estado grave. O homem, cujo o nome ainda não foi revelado, portava uma carteira da Cruz Vermelha italiana apesar de ser tunisiano.
Autoridades antiterrorismo do país já abriram um inquérito por assassinato e tentativa de assassinato. O presidente, Emmanuel Macron, visitou Nice e elevou o nível de alerta terrorista em todo o país.