Por conta da pandemia, o trio de circuitos será apresentado de forma online e gratuita por meio do canal no YouTube do Cinesolar (bit.ly/Festivalvirtualvidasnegras) , um dos braços da Brazucah Produções. Cada curta-metragem do festival ficará disponível durante duas semanas. Ao término de cada rodada de filmes, um debate será realizado por videoconferência sobre o tema para contextualizar cada uma das propostas das mostras, convidando o público a refletir sobre questões relevantes na sociedade atual.
A programação ainda conta com produções da representação das Nações Unidas no Brasil, que vão promover a conscientização em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da entidade.
A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinada do Legado das Águas, apoio do Instituto Votorantim, com realização da Brazucah Produções e do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O festival é uma extensão das atividades do projeto Rede Brazucah, da Brazucah Produções, entidade também responsável pelo Cinesolar e Cine Autorama, iniciativas que levam cinema e cultura de forma itinerante a todas as partes do país, com mais de 2,5 mil eventos realizados desde 2002.