12/10/2020 às 21h03min - Atualizada em 12/10/2020 às 21h03min

Jovens lixam os dentes em desafio no TikTok, e dentistas alertam sobre perigo para saúde bucal

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Foto: reprodução

Um novo desafio divulgado no aplicativo TikTok tem preocupado dentistas: jovens usam lixas de unha para serrar os dentes, em uma tentativa de deixá-los mais retos e melhorar a estética do sorriso. No entanto, especialistas alertam que o desgaste pode gerar diversos riscos para a saúde bucal.

— Lixar a unha não gera um comprometimento porque ela vai crescer novamente. No entanto, ao lixar os dentes, a perda é irreversível. Não é tão simples assim e pode gerar um prejuízo tamanho para a estrutura dentária — explica o cirurgião-dentista especialista em Ortodontia Fernando Luiz Silva.

O primeiro malefício apontado pelo dentista é o risco de gerar sensibilidade nos dentes, que pode se manifestar em relação a variações de temperatura, para quente ou frio, e também com o consumo alimentos cítricos.

— O dente tem uma parte viva, que é o nervo. Se o desgaste for próximo dessa estrutura, pode acarretar até na necessidade de um tratamento de canal para evitar a sensibilidade — alerta Silva.

A ortodontista e mestre em Dentística Caroline Malavasi explica que uma segunda possível consequência do lixamento é que ele gere trincas internas nos dentes, que podem ou não ser vistas a olho nu.

— Com essas trincas, caso aconteça uma incidência de força maior sobre o dente, ao comer um alimento mais firme, por exemplo, pode até mesmo fraturá-lo — afirma a cirurgiã-dentista.

Um terceiro prejuízo, que pode ocorrer mais a longo prazo, é o risco de interferência na oclusão, ou seja, na forma como ocorre o encaixe entre os dentes.

— Isso pode gerar um problema articular na ATM [Articulação Temporomandibular], provocando uma dor localizada, e que também pode irradiar para a cabeça, por exemplo — explica Malavasi.

O que fazer?

Para os jovens que estão incomodados com dentes desalinhados, os especialistas afirmam que o primeiro passo é procurar a avaliação de um profissional. Em alguns casos, o problema poderá ser corrigido por meio do tratamento ortodôntico.

— Hoje em dia existem os aparelhos transparentes e removíveis que são alinhadores, têm capacidade de movimentar os dentes para as posições adequadas, com o benefício de não ser um tratamento demorado e não comprometer a estética — destaca Silva.

Outra possibilidade é o uso de alternativas estéticas complementares, como as lentes de contato ou facetas, que são mais invasivas. Cada caso deverá ser avaliado pelo especialista.

Outros fatores também podem gerar desgaste dos dentes

  • Roer unha - Se feito por um longo período, o hábito pode gerar superfícies dos dentes desgastadas e também pode movimentá-los.
  • Bruxismo - O apertamento ou ranger dos dentes involuntário costuma acontecer durante a noite e pode gerar desgastes e fraturas. O problema cresceu durante a pandemia.
  • Dente mal posicionado - Ao provocar contatos indevidos e pressão em cima de outros dentes, pode gerar alterações na gengiva, no osso e nos ligamentos.

Dicas para preservar o sorriso e a saúde bucal

  • Manter a higiene bucal - Além de escovar os dentes, é importante caprichar no fio dental, algo que os jovens negligenciam muito.
  • Optar por uma escova de dentes macia - É fundamental para não ferir a gengiva. Se escovar os dentes com muita força ela pode se retrair, recuando em direção ao osso.
  • Limpeza de tártaro - É ideal que seja feita de 6 em 6 meses. O tártaro é um biofilme que fica cristalizado na superfície do dente, e não é possível retirá-lo apenas com o fio dental.
  • Em caso de sintomas, consultar um dentista - Se sentir qualquer incômodo, dor ou sensibilidade incomum, procure a avaliação de um profissional e não deixe evoluir para algo mais grave.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90