Na manhã do dia 14 de setembro a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos do Amazonas, sob coordenação do Delegado Cícero Túlio, em ação integrada com a Polícia Federal, a Divisão de Inteligência e Captura do Estado de Roraima e o Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalisticas da Venezuela, deflagrou a OPERAÇÃO CENTURIÃO, com a finalidade de capturar o líder de uma organização criminosa que operava na Venezuela encomendando veículos roubados, alienados e com restrições judiciais para serem "esquentados" com apoio de pessoas vinculadas ao Instituto Nacional de Transporte Terrestre da Venezula, órgão equiparado ao DENATRAN no Brasil.
A quadrilha foi responsável por remeter mais de 50 veículos, dentre roubados, alienados e objetos de garantia por restrição judicial para países como Venezuela e Colômbia
Os veiculos, após ingressarem em solo estrangeiro, eram "esquentados" mediante emissão ilegal de documentos junto a órgãos estatais, após havia a confecção de placas clandestinas, viabilizando tais automotores a circular livremente nos países do eixo Mercosul.
A partir do compartilhamento de provas da Policia Federal em Tabatinha com a DERFV, foi possível iniciar as investigações sobre o caso, tendo sido possível identificar a participação de criminosos alvos de outras operações da DERFV.
A Operação Centurião foi deflagrada de forma simultânea em Manaus, Boa Vista e Tabatinga.
Em tabatinga três veículos (um importado blindado, um onix e um Hb20), que estavam em vias de ingressar em solo Colombiano, foram apreendidos em cumprimento a mandados de busca e apreensão.
Em Boa Vista foi capturado o lider da organização criminosa, o venezuelano JOSE JESUS FIGUERA ALCALA, "EL CHUCHU", 30 anos, além de um veículo Ford KA vermelho, que seria destinado a Venezuela a partir do município de Santa Helena de Uairen.
"EL CHUCHU" era considerado um dos criminosos mais procurados da Venezuela e estava foragido do país há cerca de três meses, quando o Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalisticas da Venezuela (CIPC) deflagrou uma operação e prendeu quatro integrantes da sua quadrilha que eram responsáveis por legalizar os veículos clandestinamente remetidos a Venezuela, através da inserção de dados indevidos nos sistemas de informação do Instituto Nacional de Transportes Terrestres da Venezuela.
Os Mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos Policiais e determinados pela Juíza Careen Aguiar, no ultimo dia 10 de setembro de 2020.
EL CHUCHU, será indiciado por organização criminosa, receptação qualificada, fraude processual e estelionato, e será encaminhado ao Centro de Recebimento e Triagem no Compaj onde ficará a disposição da Justiça.