02/09/2020 às 13h26min - Atualizada em 02/09/2020 às 13h26min

Hiram Nicolau cobra aplicação de lei e cita parada revitalizada por faculdade como exemplo

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Mariana Rocha
Assessoria
Foto: Divulgação
Em tom de indignação e frustração, o vereador Hiram Nicolau (PSD) voltou a se pronunciar no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (1º), para cobrar o cumprimento da Lei 2.413, que visa revitalizar as paradas de ônibus da capital amazonense. O parlamentar citou como modelo a ser seguido, a parada de ônibus revitalizada recentemente por uma instituição de ensino, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.

De autoria do próprio parlamentar, o projeto que deu origem à lei foi sancionado em fevereiro do ano passado, mas ainda não saiu do papel.

“Vejam, tenho aqui no celular a notícia da parada de ônibus em frente à Fametro, construída de forma segura, grande e com tv. Uma obra com custo declarado de 26 mil reais. Quero parabenizar a instituição pela iniciativa em prol dos funcionários e dos alunos, que contribui também com a cidade, como um todo”, reconheceu Nicolau.

Para embasar a importância do projeto, o vereador citou a capital de Roraima, Boa Vista, como uma das cidades onde a ideia deu certo, o que pode servir de parâmetro para Manaus. Ele também fez referência à parada de ônibus construída pela prefeitura na área da Ponta Negra, Zona Oeste, para obter respostas diante de tanta morosidade.

“Temos uma parada de 200 mil reais na Ponta Negra. Quero saber por que a prefeitura não permite que outros façam isso?”, indagou.

Hiram pediu que o Executivo explique o motivo pelo qual ainda não apresentou o manual de adoção de espaços públicos, que seria uma espécie de cartilha, para orientar a iniciativa privada dos procedimentos e dar celeridade ao cumprimento da lei.

Vergonha

A meta inicial é que sejam revitalizados de 20 a 30 pontos de ônibus, dos quase 3 mil instalados na cidade, por meio da parceria do poder público municipal com empresas privadas.

“Uma vergonha as paradas espalhadas pela cidade”, disparou o vereador.

Lentidão

Há alguns meses, Nicolau ocupou a mesma tribuna para denunciar a lentidão com que o assunto tem sido tratado pelo poder público. O fato ocorreu dias após ter se reunido com representantes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para tratar da questão.  

“Infelizmente, nada aconteceu até agora. Venho aqui para cobrar mais uma vez da prefeitura que solte a cartilha e a apresente aos empresários. Apresentei o projeto para que fossem responsáveis pela construção e manutenção e, em contrapartida, poderiam usar publicidade no local. Eles querem investir e não podem, porque precisam tomar conhecimento das regras. Enquanto isso, a população é a prejudicada, pois sofre com sol e chuva”, finalizou Hiram.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90