24/08/2020 às 16h45min - Atualizada em 25/08/2020 às 00h00min

Como saber se a academia é segura para malhar

A Cia Athletica segue protocolos rígidos de segurança em suas unidades em funcionamento, e a informação é o melhor aliado para a segurança do aluno

DINO
https://ciaathletica.com.br/


A reabertura das academias em todo o país tem sido feita de forma gradual e com uma série de protocolos para garantir a segurança de alunos e profissionais. Em São Paulo, por exemplo, os estabelecimentos estão com restrição de horário de funcionamento e o número de pessoas no mesmo ambiente limitado. Mesmo com todos os protocolos de segurança, como é possível se exercitar sem preocupações?

Primeiramente, é muito importante que o aluno esteja munido com o máximo de informações que puder. "É muito importante que, a pessoa que for para a academia e estiver com receio, primeiro reflita se tem conhecimento básico de como se prevenir, como medidas de distanciamento e higienização. Algumas medidas são universais, como lavar as mãos e/ou passar álcool em gel 70%, e devem ser tomadas dentro e fora do ambiente da academia", explica Cacá Ferreira, consultor técnico corporativo da Cia Athletica.

Para as pessoas que já estão matriculadas em sua academia de preferência, é muito importante se informar nos canais de comunicação do estabelecimento. "A Cia Athletica disponibiliza em seu site e redes sociais de todas as unidades os protocolos que todos devem seguir. É importante se informar para saber também qual o horário ideal para o treino, já que algumas academias têm horários limitados", explica.

Para saber se a academia é segura, confira se ela:

- Limita a entrada simultânea de clientes, de acordo com determinação municipal;
- Permite o congelamento do plano para pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que não se sentirem confortáveis em retornar neste momento;
- Mede a temperatura corporal de todos que entram na academia e proíbe a entrada daqueles com mais de 37,8ºC;
- Oferece o acesso à academia sem uso do leitor digital;
- Oferece dispositivos de limpeza dos sapatos na entrada;
- Provê equipamentos de proteção individual para os colaboradores;
- Deixa apenas 50% dos aparelhos de cardio disponíveis;
- Permite o uso de bebedouros somente para garrafas, quando autorizados pelos decretos governamentais;
- Renova o ar constantemente, seguindo a legislação;
- Disponibiliza álcool em gel por todo o estabelecimento;
- Oferece kits de limpeza para clientes higienizarem os equipamentos

Os hábitos de treino já mudaram

Ao voltar a treinar, é importante ter em mente que não será como antes. Todos os setores estão se adaptando a essa nova realidade, e no setor fitness não é diferente. Além das medidas que já se tornaram rotina - como utilizar máscara, lavar as mãos com mais frequência e utilizar álcool em gel -, dentro do ambiente de academia, é preciso acrescentar novos hábitos.

Uso de máscara ao treinar - em caso de desconforto pelo uso da máscara enquanto pratica atividade física, a recomendação é evitar treinos intensos de média e longa duração, pois a prática intensa com o uso do equipamento faz com que o atleta respire mais gás carbônico. Para treinos intensos, o recomendável é optar por fazer exercícios ao ar livre e sem aglomeração.

Levar a própria garrafa d’água - hábito já adotado por muitos alunos, agora é obrigatório. Agora os bebedouros estarão disponíveis apenas para repor a água da garrafa e em algumas cidades os bebedouros estão totalmente inativados.

Banho - muitas cidades decretaram a proibição do uso de chuveiros e vestiários. A recomendação é que, logo após o treino, evite continuar circulando pela academia, principalmente em ambientes compartilhados.

Aulas em grupo - é importante saber qual é a determinação de distanciamento por metro quadrado em cada cidade. Neste momento, todas as aulas estão com número reduzidos de alunos, com espaço delimitado no chão. É importante se informar sobre a lotação da aula de preferência. Todos os materiais serão individuais e higienizados a cada aula.

Higienização de equipamentos - os protocolos de limpeza de equipamentos da Cia Athletica já eram rígidos. Neste momento é importante que, além dos colaboradores que já fazem a limpeza das academias, todos sejam responsáveis pela higienização do equipamento antes e depois de utilizar.

Cacá Ferreira salienta a importância do dever da Cia Athletica, em primeiro lugar, em garantir a segurança da sociedade como um todo. A reabertura das academias deve ser de forma responsável, para garantir a saúde de seus alunos, sedentos para retomar os treinos.

"Acreditamos que a academia deve ser o local de encontro e de união da tribo que cuida da saúde, treina para fortalecer o corpo e vencer desafios. A Cia Athletica, neste momento desafiador, deve ser o elo mais forte da corrente de nossos alunos e colaboradores. Com isso, o nosso dever é criar um propósito para mantê-los conectados, engajados e seguros. Precisamos retomar, mas com muita responsabilidade e consciência de que todos precisam se adaptar", conclui.



Website: https://ciaathletica.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90