13/08/2020 às 13h28min - Atualizada em 13/08/2020 às 13h28min

Vasco estreia contra o Sport com a esperança de ver Cano artilheiro do Brasileiro

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Foto: Rafael Ribeiro / Vasco
Há muito tempo o Vasco não começava um Brasileiro com tantas expectativas depositadas sobre um goleador. Germán Cano será titular nesta quinta-feira, às 20h, contra o Sport, em São Januário, no primeiro passo de sua caminhada na principal competição do país. Terá o argentino condições de acabar com o jejum de 15 anos do cruz-maltino sem ter o artilheiro da Série A?

Talvez seja a melhor chance vascaína em anos. Cano é ponto final das jogadas do time treinado por Ramon Menezes. Já era assim com o antecessor, Abel Braga, tanto que ele soma nove gols em 13 partidas em 2020. O argentino marcou 75% dos gols do Vasco na temporada inteira até aqui.

Germán Cano, argentino que não vingou no país de origem, mas que virou um centroavante implacável na Colômbia, onde marcou 74 gols em 96 jogos nos dois últimos anos, enfrentará um nível de competitividade maior no Campeonato Brasileiro. Acima de tudo, ele não joga sozinho e dependerá também do desempenho coletivo do Vasco para conseguir se sobressair na última bola, seu ponto forte.

O histórico dos pontos corridos no Brasil mostra que não é fácil ser o artilheiro da competição brigando na parte de baixo da tabela. Desde 2003, o Brasileiro teve 23 artilheiros diferentes. Apenas seis atuavam por equipes que estavam distantes da briga por título ou vaga na Libertadores, status do Vasco ao entrar em campo contra o time de Recife.

Uma dessas exceções foi vascaína. Romário, em 2005, marcou 22 gols e liderou a artilharia mesmo com o time terminando em 12º lugar. Foi a última vez que o Vasco fechou a Série A com o principal goleador da competição. Um jejum indigesto para quem tem os três maiores goleadores de toda a história da competição: Roberto Dinamite, Romário e Edmundo.

Se o restante da equipe ajudar, Cano terá de alcançar 20 gols no Brasileiro para ter boas chances de terminar a competição como artilheiro. Essa é a média da artilharia da Série A desde que a competição passou a ter 20 equipes e 38 rodadas. Em 2016, Fred, William Potker e Diego Souza lideraram a tabela com 14 gols. Gabigol, em grande fase com o Flamengo, marcou 25 no ano passado.

Teoricamente, a linha de corte não assusta o argentino. Germán Cano virou uma obsessão da torcida vascaína na virada de 2019 para 2020, quando seu nome foi especulado no clube e os torcedores descobriram seus números pelo Independiente de Medellín. No Campeonato Colombiano do ano passado, dividido em Apertura e Clausura, ele marcou 34 gols em 37 partidas. A repetição da marca faria dele o maior artilheiro de uma única edição do Brasileiro, ao lado de Washington, que fez história pelo Athletico em 2004.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90