12/08/2020 às 08h45min - Atualizada em 12/08/2020 às 08h45min

Liga dos Campeões: PSG e Atalanta abrem fase decisiva, imprevisível e com chance de vencedor inédito

PORTAL DO SENA - Informando com credibilidade

Extra
Franck Fife/AFP
Lisboa é a nova capital do futebol europeu. A partir desta quarta, todos os jogos da fase decisiva da Liga dos Campeões acontecerão na capital portuguesa, que vê PSG e Atalanta abrindo as quartas de final às 16h, no Estádio da Luz. O motivo é pela escolha da Uefa por uma sede única devido à pandemia da Covid-19, que tornou a competição mais imprevisível e bem diferente do que estamos acostumados.

O "Final 8” também traz Barcelona x Bayern, Leipzig x Atlético de Madrid e Manchester City x Lyon e o Estádio José Alvalade como casa. De acordo com o protocolo de segurança da Uefa, todas as equipes realizarão testes diários de Covid-19, ficarão em hotéis exclusivos e treinarão em apenas um campo. De quebra, todos os confrontos restantes serão em jogos únicos, o que pode mudar cenários e acabar com favoritismos.

— O jogo único causa mais influência que o campo neutro Isso beneficia, em tese, quem tem menos talentos individuais e vai depender de circunstâncias de jogo para avançar. Falo de Leipzig, Atalanta e Lyon, que poucos apostariam se fosse em ida e volta — opina o colunista do GLOBO, Carlos Eduardo Mansur.

Esta edição também chama a atenção por não ter um candidato ao título evidente. Dos oito classificados, seis nunca foram campeões — e dois (a Atalanta e o Leipzig) estão vivendo a sua melhor campanha na história do torneio. Sem Real Madrid e Liverpool, eliminados nas oitavas, a chance de termos um vencedor inédito é grande.


— Já vimos esse equilibrio acontecer nas últimas temporadas. Isso tem a ver com o fator conjunto e treinador. Não significa ter só nomes muitos caros. O Ajax que encantou, por exemplo, era feito por muitos jovens e era bem treinado. Essa é a Liga dos Campeões mais imprevisível das últimas temporadas e temos uma probabilidade maior de surpresas pelo jogo único — comenta Taynah Espinoza, apresentadora dos canais Esporte Interativo.

— O fato de ter as quartas de final e a semifinal em jogo único, em campo neutro, sem torcida, torna os prognósticos mais difíceis. Por isso esta Champions é a mais imprevisível deste a de 2003/2004, quando a Uefa mudou o regulamento, acabando com a segunda fase de grupos e instituindo o mata-mata desde as oitavas de final. E naquela edição, a final foi Porto x Monaco — completa Vitor Sergio Rodrigues, também do Esporte Interativo.

O único duelo de gigantes será entre Barcelona e Bayern de Munique, na sexta, às 16h. Além do título internacional, o confronto será decisivo para a eleição do melhor jogador do mundo pela Fifa. Isso porque os astros Lionel Messi e Robert Lewandowski vivem temporadas fantásticas e despontam como favoritos ao prêmio. Quem for eliminado, dificilmente será eleito. Vale lembrar que os catalães não contarão com o volante brasileiro Arthur, negociado com a Juventus.

— Messi e Lewandowski estão inseridos em contextos diferentes. O polonês vem fazendo a temporada de sua carreira. O desempenho com gols e assistências permite que o Bayern seja considerado o maior favorito ao título, com as devidas ressalvas de que se trata de um jogo único. E, talvez por isso, a esperança de que Messi também possa resolver. Mesmo num Barcelona desarrumado, velho e extremamente dependente, o argentino faz uma temporada digna de elogios — opina Victor Canedo, repórter de futebol internacional do 'ge'.


Neymar tem a sua melhor chance de ser eleito melhor do mundo. Líder do PSG, o brasileiro tem a responsabilidade de guiar os franceses ao título, mas a missão será complicada pois Kylian Mbappé é duvida por estar se recuperando de lesão no tornozelo e Edinson Cavani já informou que não atuará nas fases finais por não ter seu contrato renovado. O adversário será a sensação Atalanta, terceira colocada no Campeonato Italiano.

Já Kevin De Bruyne depende do título do Manchester City para ficar com o prêmio. Sem o título do Campeonato Inglês, esta é a única competição que restou para o belga mostrar seu valor. Ao lado do brasileiro Gabriel Jesus e treinado por Pep Guardiola, terão pela frente o corajoso Lyon, que foi responsável por eliminar a Juventus de Cristiano Ronaldo na fase anterior. O duelo será no sábado, às 16h.

— A Liga dos Campeões será o campeonato que encerrará a temporada. É uma espécie de Copa do Mundo, em que grandes atuações tendem a ser potencializadas pelos eleitores. Considero Lewandowski o líder dessa corrida, com Kevin De Bruyne, Messi e Neymar atrás. Acho que Cristiano Ronaldo saiu da briga com a eliminação da Juventus — completa Canedo.

Por fim, o confronto mais polêmico será entre Leipizg e Atlético de Madrid. Pelo lado alemão, a crise se deve ao atacante Timo Werner, principal jogador da equipe, que foi negociado com o Chelsea e não disputará as fases finais. Entre os espanhóis, o atacante Angel Correa e o lateral-direito Sime Vrsalijko testaram positivo para a Covid-19 e foram isolados. Porém, a Uefa aguarda novos testes no elenco para saber se a partida marcada inicialmente para sexta-feira será adiada ou não.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90