01/07/2020 às 11h19min - Atualizada em 02/07/2020 às 00h33min

Segundo presidente da ABAP, sem vistorias imóveis financiados podem gerar riscos

Presidente da ABAP ressalta a importância de vistorias prévias de imóveis financiados

DINO
http://www.abap.org.br
Karine Moreira, a voz da ABAP


A presidente da Associação Brasileira de Avaliação e Perícia (ABAP) Karine Moreira comunicou através do canal do YouTube um vídeo ressaltando a importância das vistorias prévias de imóveis financiados.

Esse pleito da ABAP começou em setembro de 2019, quando foi publicada a Resolução Nº 4.754, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que permite as instituições financeiras a dispensa da contratação de um perito para fazer a avaliação do preço do imóvel e, em seu lugar, usar modelos estatísticos e programas de computador para definir o valor da garantia.

A ABAP já divulgou uma nota de repúdio à resolução, explicando o quão prejudicial é essa ausência de um perito avaliador de imóveis para o consumidor. Afinal, é a perícia que conclui se o imóvel está seguro e habitável. Protocolou-se, inclusive, um pedido de impugnação a essa norma diretamente no BACEN.

Recentemente, essa história foi retomada após rumores de que a Caixa Econômica Federal iria suspender, muito em breve, as vistorias prévias em imóveis financiados. Em vídeo, a presidente da ABAP ressalta mais uma vez o perigo para compradores de imóveis.

"É incompatível com a realidade, visto que esse processo de avaliação dura no máximo quatro dias. A ABAP assegura: uma bolha nesse momento de retomada da economia brasileira só trará desemprego e incertezas no mercado financeiro", finaliza.



Website: http://www.abap.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90