27/04/2020 às 14h58min - Atualizada em 27/04/2020 às 23h42min

CEO de empresa especializada afirma ser mais seguro o uso de dispositivos automáticos do que o uso de papel toalha no controle à disseminação de vírus

Hoje em dia, há secadores de mãos em vários lugares, como shopping centers, universidades, hotéis, etc. Por que a escolha por estes dispositivos automáticos tem ficado cada vez mais frequente?

DINO
http://www.dakmark.com.br
Comparação secador de mãos e papel toalha


Em entrevista concedida à redatora Herlanny Silva, Renato Ribeiro Dell’lsola, CEO da Dakmark Ltda, empresa especialista em secadores de mãos já há 10 anos, e uma das líderes no mercado, fala sobre as vantagens no uso dos secadores de mãos em relação as toalhas de papel.

Não é surpresa pra ninguém a importância de uma lavagem de mãos bem feita, e é cada vez mais disseminada a forma correta de lavar as mãos, por exemplo. Mas o que nem todo mundo pensa é na etapa seguinte: secar as mãos.

Mas será que tanto faz? Qualquer forma de secar as mãos é o suficiente? Pode-se evitar a contaminação que ocorre ao utilizar certos tipos de dispenser’s de papel toalha? É baseando-se nestas e outras dúvidas que a Reportagem fez a entrevista a seguir.

HERLANNY- Parece que após a secagem está tudo certo, mãos limpas, é isso mesmo?

RENATO- Bem, não é isso que inúmeros pesquisadores pensam sobre o assunto, considerando os vários estudos que são realizados buscando uma resposta. Um trabalho publicado na revista de microbiologia aplicada concluiu que higienizar as mãos não acaba na lavagem, e que secar as mãos de forma efetiva é essencial para impedir propagação de bactérias.

HERLANNY- Hoje em dia nós vemos bastante os secadores de mãos em vários lugares, shopping centers, universidades, hotéis, etc. Por que a escolha por estes dispositivos automáticos tem ficado cada vez mais frequentes?

RENATO- Existem várias vantagens do uso de secadores de mãos automáticos em relação as toalhas de papel. Por exemplo, em primeiro lugar, eles são automáticos. Ou seja, uma característica inerente ao dispositivo não haver necessidade de tocar em nada para se secar as mãos, um outro ponto importante, estes equipamentos eliminam  a mão de obra para trocar toalhas de papel, sem falar na logística: A empresa não precisa mais planejar sua compra e nem armazenamento.

A economia também é tangível, já começa, inclusive, com os desperdícios de toalhas de papel que não vão mais ocorrer. Em quantos lugares não chegamos e tem esses papeis jogados no chão, na pia? E claro, em curto e longo prazo eles demonstram menos gastos, mesmo comparando o uso de energia elétrica com a compra das toalhas, a economia ultrapassa 90%.

HERLANNY- Sabemos que um dos assuntos mais em voga no momento é o coronavírus, e com ele, voltamos bastante as discussões para envolver saúde. Sobre isso, o que você pode nos dizer? 

RENATO- Realmente, com a pandemia causada pelo SARS-COV-2, a preocupação com a higiene das mãos está em foco, e como já vimos, a secagem delas é essencial para manter as mãos limpas de contaminação. Mas na verdade, os secadores de mão já vêm com essa proposta a bastante tempo, e eles são comprovadamente eficazes para secar as mãos e ajudar a eliminar vírus e bactérias.

HERLANNY- Então do ponto de vista da higiene, qual a melhor maneira para secar as mãos?

RENATO- Sem dúvidas, os secadores de mãos automáticos. Um estudo bem clássico sobre o assunto é da Revista Americana de Controle de Infecção:  O trabalho comparou vários métodos de secagem de mãos, concluindo que o uso de secadores por ar é superior para secar e para eliminar bactérias como a Escherichia coli e o Rotavírus das mãos.E isso vai acontecer por vários motivos, por exemplo, sabemos que as toalhas de papel passam um longo tempo expostas em um ambiente sanitário, e acabam se contaminando. Além disso, você precisa muitas vezes tocar no dispenser do papel, levando a contaminação cruzada, então a secagem acaba não sendo eficaz.

Além disso, hoje temos vários avanços em dispositivos secadores de mãos, que melhoram ainda mais isso, como os filtros HEPA, que filtram até 99,9% dos microrganismos, ou a luz UV, que destrói vírus e bactérias de superfícies. Inclusive, os filtros HEPA e a luz UV são usados em ambientes chamados “salas limpas”, voltados a esterilização de objetos, portanto são acréscimos eficientes demais a esses produtos.

HERLANNY- Diante de tantos modelos de secador de mãos que o mercado oferece, como escolher o adequado as minhas necessidades?

RENATO- É necessário avaliar as características do ambiente em que ele vai ser colocado, bem como informações sobre a potência do equipamento, o tempo de secagem, ruído, e claro, escolher uma empresa que agregue na qualidade e te oriente nessa tomada de decisão.

HERLANNY- Em relação a DAKMARK, qual a proposta que a empresa traz?

RENATO- Somos uma empresa que acredita em inovação e produtos inteligentes, apresentamos sempre soluções econômicas e sustentáveis ao meio ambiente e a saúde. Para isso, nós trazemos aparelhos compactos, eficientes, com sistemas avançados como filtro HEPA, luz UV, regulagem de detecção do sensor, entre outros pontos, mas sempre pensando no custo benefício para o cliente.

Para os que desejam conhecer mais sobre as vantagens destes dispositivos, possuímos no nosso site uma calculadora de economia totalmente grátis, em que o cliente pode constatar a economia entre o uso de papel toalha e os secadores de mãos. Estamos, também, sempre prontos a tirar qualquer dúvida por meio do nosso chat online, ou nossa consultoria, que é livre de taxas para nossos clientes, dados de contato podem ser vistos em www.dakmark.com.br/contato

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90