24/04/2020 às 16h56min - Atualizada em 25/04/2020 às 04h12min

UNIARA aplica metodologias ativas usando plataforma Google for Education e transforma ensino presencial em Online ao vivo, durante pandemia do COVID-19

Corpo docente está ministrando as aulas ao vivo via Hangouts Meet. As aulas são gravadas e compartilhadas via Google Classroom para que os alunos possam revê-las a qualquer momento.

DINO
http://www.eng.com.be
FOTO: Divulgação


Com mais de oito unidades e cerca de 7.000 alunos, a Uniara - Universidade de Araraquara - está enfrentando os desafios da pandemia do coronavírus através de ferramentas que viabilizam a interação, colaboração e aproximação de professores e alunos em tempos de isolamento social.


Para isso, está utilizando as ferramentas do Google for Education, que já haviam sido adotadas desde o início de 2019 em parceria com a ENG - líder no fornecimento de treinamentos, consultorias, licenciamentos de software e tecnologia para as áreas de Educação, Comunicação e TI.


A plataforma G Suite possibilita ao corpo docente da universidade ministrar aulas à distância e ao vivo, através do Hangouts Meets. As aulas são gravadas e compartilhadas via Google Classroom para que os alunos possam revê-las a qualquer momento. Toda a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo e permite o armazenamento ilimitado de dados, bastante relevante quando se fala em home office.


Utilizar o Google Meet não gerou nenhuma dificuldade, de acordo com a docente Inayá Bittencourt e Silva, professora de longa carreira acadêmica na Uniara. "Representa uma nova conquista trazida pelo avanço tecnológico. A importância de seus efeitos na redução dos riscos de propagação da Covid -19 fica evidente ao possibilitar a normal continuidade das atividades de docência e de aprendizagem. É um recurso muito importante e de fácil adaptação para superação das dificuldades imprevistas", diz ela.


Eduardo Morales Alves, coordenador do curso de Administração e Chefe do Departamento de Ciências de Administração e tecnologia, que liderou o projeto piloto, explica que "Google for Education está sendo fundamental neste período de isolamento social, viabilizando com rapidez a migração de nossos cursos presenciais para o ambiente on line". Ainda segundo Alves, "é uma ferramenta cada vez mais utilizada na Uniara, que veio para mudar nossa forma de dar aula e interagir com o alunado. A utilização intensa do Hangouts Meet está possibilitando aulas dinâmicas, interativas e com ótima participação dos alunos".


Para ajudar a manter o interesse e engajamento dos alunos neste período, diversas ferramentas estão em uso, como: Google Docs e Slides interativos para atividades em grupo, disponibilização de vídeos e conteúdos pedagógicos para leitura, enquetes e avaliações remotas com feedback em tempo real e automático para reforçar os conteúdos dados, entre outras. Conforme Mônica Pereira, Pedagoga, Doutora em Educação e Gestora Pedagógica da parceira Uniara/ENG/Google: "A parceria da Uniara com a ENG e Google for Education tem nos auxiliado nesse momento de isolamento presencial, promovendo a criação de uma rede de aprendizagem digital e nos possibilitando ensinar e aprender de uma forma ainda mais inovadora, com muita superação, empatia e colaboração".


De acordo com Luciana Peixoto da Silva, Gerente de Projetos Google na ENG, os aplicativos G Suite oferecem recursos digitais que viabilizam a aplicação do ensino à distância em todos os cenários, seja complementando cursos presenciais, seja no próprio EAD. Com eles, a aplicação de metodologias ativas de forma integrada e organizada facilita, e muito, o dia a dia dos professores. Além disso, observa-se claramente um maior engajamento dos alunos.


Sobre UNIARA:


Em 1997, a Instituição conseguiu o seu credenciamento como Centro Universitário, ganhando autonomia para novas perspectivas de crescimento. Nascia então a Uniara. Em 2016, o Centro Universitário de Araraquara foi transformado em Universidade de Araraquara pela portaria ministerial nº 612, do dia 15/07/2016.


A Uniara é uma das maiores e mais conceituadas Instituições de Ensino Superior do país, com diversas unidades, pelas quais se distribuem centenas de funcionários e milhares de alunos de graduação nos mais diversos cursos.

www.uniara.com.br


Sobre a ENG:


A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há 30 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como a Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft e SENCHA.


Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional.


Dentre os mais de 160 clientes atendidos pela ENG, destacam-se: Grupo Kroton, PUC SP/PR/RJ/MG, UCB, IMT - Instituto Mauá de Tecnologia, IESB, Uninter, Grupo DeVry, Grupo Cruzeiro do Sul, PUC, IF - Institutos Federais de Tecnologia, e diversas Universidades Federais, Estaduais e Municipais.

www.eng.com.br


Sobre o Google for Education:


Google for Education é a solução de educação do Google que oferece a educadores e alunos uma experiência inovadora dentro e fora da sala de aula. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade, mobilidade e suporte dos produtos Google. É gratuito e pode ser acessado por meio do G Suite for Education, com os aplicativos como Classroom, Drive e Gmail, que conta com 20 milhões de professores e estudantes utilizando globalmente e por meio de Chromebooks, os dispositivos educacionais criados especialmente para o uso em sala de aula, são os devices número 1 nos Estados Unidos, com 58% do mercado, segundo a Futuresource Consulting.


A tecnologia simples do Google for Education possibilita aos educadores manter o aprendizado personalizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas, uma vez que os alunos se beneficiam com a facilidade da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90