20/04/2020 às 21h48min - Atualizada em 20/04/2020 às 21h48min

Alemanha reabre escolas, mas mantém distanciamento social

R7
Funcionária mede distância entre carteiras em escola na Alemanha Wolfgang Rattay / Reuters - 20.4.2020
Os alunos da Alemanha voltaram às salas de aula para prestar suas provas finais nesta segunda-feira (20), quando escolas que foram fechadas no mês passado para conter a disseminação da epidemia de coronavírus começaram a reabrir.

A reabertura parcial, combinada na semana passada pela chanceler, Angela Merkel, e os premiês regionais, começou com os alunos mais velhos, que mesmo assim observarão um distanciamento social rígido enquanto respondem às questões.

"Acredito que os alunos estão prontos para suas provas finais agora", disse Antje Luekemann, diretor da Escola Secundária Steglitz de Berlim, cujos alunos chegaram usando máscaras e desinfetaram as mãos com gel antisséptico antes de se sentarem em carteiras bem afastadas.

"Quanto mais a incerteza durar, mais difícil será mantê-los motivados, e é por isso que acredito que é muito importante recebermos aprovação para estas provas", acrescentou Luekemann.

Estudantes de todo o mundo vêm tendo aulas pela internet desde que governos ordenaram que as escolas ficassem fechadas para desacelerar a transmissão do novo coronavírus, que já matou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo.


Foto: Reuters

Reabertura parcial

Na semana passada, as autoridades alemãs concluíram que medidas de distanciamento social, como fechamento de lojas, restrições a reuniões públicas e trabalho domiciliar generalizado, conseguiram frear a proliferação da doença o suficiente para permitir uma reabertura limitada.

Os detalhes de como as escolas voltarão a funcionar cabem aos 16 Estados do país. Em Berlim, os jovens de 16 anos voltarão às salas uma semana após os de 19 anos, e outras faixas etárias os seguirão em etapas ao longo dos próximos meses.

Copyright © Thomson Reuters.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90