01/04/2020 às 18h50min - Atualizada em 01/04/2020 às 18h50min

WhatsApp não baixa áudio? Usuários reclamam de instabilidade

Techtudo
Foto: Reprodução
O WhatsApp apresenta instabilidade e não baixa áudios nem imagens, nesta quarta-feira (1), de acordo com relatos de usuários do Twitter. O aplicativo de mensagens para Android e iPhone (iOS) apresenta problemas com o download de mídias enviadas tanto pelo app quanto pelo WhatsApp Web, o que gerou um pico de mais de 15 mil reclamações no Downdetector, site que monitora o status de serviços digitais, a partir das 18h (horário de Brasília). O Facebook, dono do WhatsApp, informou ao TechTudo que está investigando o problema no aplicativo.

Outros aplicativos da empresa de Mark Zuckerberg, como o Instagram e o próprio Facebook, também enfrentam instabilidade no momento com o carregamento de mídias nas redes sociais. Segundo o mapa de relatos do Downdetector, a falha no WhatsApp afeta principalmente o Brasil, Venezuela, Argentina e partes da Europa. A suspeita é de erro nos servidores da empresa, já que os serviços tiveram aumento repentino de demanda durante a quarentena.

Segundo o Downdetector, as reclamações sobre problemas com o WhatsApp começaram a partir das 18h. Os relatos mais comuns no Twitter indicam que usuários enfrentam dificuldade para baixar áudios, imagens e figurinhas enviadas em grupos ou no privado. A falha afeta tanto a versão do aplicativo para celulares, quanto o WhatsApp Web para computadores.

Os usuários são capazes de enviar e receber áudios, mas a mensagem de voz não é baixada automaticamente, como é de costume. Em vez disso, ao tocar na opção de download, o WhatsApp exibe a mensagem "não foi possível baixar o áudio".

O mesmo acontece com o carregamento de fotos no WhatsApp. Figurinhas também apresentam erro na hora de baixar, com o alerta "Falha no download" ao receber o sticker de um contato. A gaveta de figurinhas também não carrega, o que impede seu envio.

No WhatsApp Web, áudios, imagens e figurinhas também apresentam falha de carregamento. No caso da versão do mensageiro para computadores, o aplicativo não exibe mensagem de erro e nem carrega a foto ao tocar na opção de download. A galeria de stickers também não carrega, impossibilitando o envio de figurinhas por PC.


WhatsApp Web também não carrega mídia durante instabilidade
Foto: Reprodução/TechTudo


O Facebook, empresa dona do WhatsApp, anunciou no último dia 18 que dobrara a capacidade dos serviços do mensageiro para que o serviço continuasse "funcionando de forma sólida". O uso do aplicativo cresceu durante a quarentena voluntária do novo coronavírus, como alternativa para entrar em contato com amigos e família por vídeo, texto e áudio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »