28/03/2020 às 14h05min - Atualizada em 28/03/2020 às 14h05min

Trump autoriza Pentágono a convocar militares da reserva

R7
Jonathan Ernst / Reuters
Washington, 28 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump assinou uma ordem executiva que permite colocar na ativa militares da reserva, como forma de aumentar o efetivo mobilizados no combate à expansão do novo coronavírus, segundo comunicado emitido neste sábado pelo Pentágono.

Segundo a nota, o chefe do Departamento de Defesa americano, Mark Esper, fica autorizado a ordenar que unidades e membros individuais da Guarda Nacional e da Reserva, e da Reserva Individual Preparada "se coloquem em ativo", para aumentar as forças para uma resposta efetiva à pandemia.

A Reserva Individual Preparada é composta soldados fora de serviço, que são considerados como fora das Forças Armadas e que raramente são convocados ao serviço. De acordo com a ordem executiva de Trump, esses efetivos podem chegar a 1 milhão de pessoas e podem ficar na ativa por dois anos.

A Guarda Nacional, por sua vez, é um corpo de reservistas sob controle dos estados, cuja convocação depende dos governadores, habitualmente. Com a decisão de hoje, quem passa a ter poder de mobilizá-la é o Pentágono.

O comunicado divulgado hoje aponta que serão convocadas pessoas que atuam em unidades internas de quartéis e com capacidades médicas mais demandadas. Além disso, não foi estimado um número preciso chamados.

"O Departamento de Defesa está comprometido a usar todas as capacidades para enfrentar o surto de coronavírus, e a ação do presidente garantirá que podemos trazer integrantes escolhidos da reserva e da Guarda Nacional para lutar onde seja preciso", diz o texto.

Na noite desta sexta-feira, os dados coletados pela Universidade Johns Hopkins, dos mais atualizados sobre a situação no planeta, indicavam que os Estados Unidos tinham 104.837 mil casos, sendo o país líder neste ranking, além de 1.711 mortes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90