A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é uma condição muito comum já há muitos anos e que pode promover incapacidade funcional e até mesmo atrapalhar nossa vida social como um todo.
Quem já sentiu dores lombares sabe que elas dificultam as atividades rotineiras do dia a dia, como um simples caminhar ou se levantar ao ficar muito tempo sentado.
A dor lombar afeta grande parte da população, sendo a uma grande causa de afastamento do trabalho e também uma das queixas mais encontradas em pronto atendimentos e consultórios médicos.
É desaconselhável se auto medicar pois a dor lombar pode ter várias origens. O melhor é procurar um especialista para avaliação do caso e que fará a recomendação do melhor tratamento.
Mas o que é a Dor Lombar?
A dor lombar pode ser proveniente de vários fatores, sendo o mais comum deles, a degeneração (desgaste) promovida pelo envelhecimento. Também podem gerar dores lombares o sedentarismo, a má postura mantida, fatores genéticos, lesões traumáticas e até mesmo estresse emocional.
Muitos estudos são feitos diariamente a respeito disso e o que antigamente era tido como verdade, hoje pode não ser mais.
Pensando nisso a fisioterapeuta Soraya Skaf, diretora da Cure Fisioterapia e Pilates, cita 4 coisas importantes que você precisa saber sobre as dores lombares e que com certeza vão te tranquilizar.
1. Sua coluna lombar é extremamente forte e estável! Se você já teve ou está tendo um episódio de lombalgia, NÃO SE DESESPERE. Essa condição extremamente comum tende a passar e não deixar sequelas motoras. Você vai sim voltar às suas atividades físicas de costume.
2. A coluna lombar gosta muito mais de movimento do que de repouso! Em momentos de crise, evite passar horas deitado, faça movimentos leves, caminhe. É importante que os músculos da região sejam acionados e nada melhor então, do que o movimento (claro, sem exageros).
3. A maioria das hérnias de disco lombares não tem indicação cirúrgica! Ou seja, a fisioterapia especializada pode trazer resultados muito satisfatórios.
4. O exercício físico é um grande aliado! Sendo praticado de forma adequada e com orientação, ele pode promover melhora dos sintomas inclusive pela liberação de hormônios.
Além dos pontos acima, sempre vale enfatizar a importância de manter uma vida saudável para auxiliar na redução de dores nas costas. Como por exemplo;
- Fazer atividades físicas moderadas como caminhadas de 30 minutos 3 vezes por semana;
- Não fumar;
- Manter-se no peso ideal;
- Fortalecer os músculos do tronco e membros inferiores.
Essas são algumas informações que a especialista acha importante de serem divididas e que são comuns nas dores lombares. Obviamente que cada caso é um caso e precisa ser muito bem avaliado.
Mas sabe-se que muitos pacientes não atingem a melhora por falta de informação e por falta de suporte de um profissional especializado.
Esteja certo de que está sendo muito bem amparado por seu médico, fisioterapeuta, profissional de educação física e em breve poderá estar de volta aos hábitos diários!