09/03/2020 às 20h52min - Atualizada em 09/03/2020 às 20h52min

Lazkurain Duo: músicos mexicanos realizam masterclass e apresentação em Manaus

Secom
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Nos dias 11 e 13 de março, os irmãos Javier e Andrea García Lascurain, que formam o Lazkurain Duo vêm a Manaus e realizam uma masterclass de piano, no Centro Cultural Palácio da Justiça, e apresentam um concerto no Teatro Amazonas, ambos gratuitos. Os eventos têm apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O dueto foi criado 2016,  na cidade de Queretáro, no México, com um repertório que inclui música clássica, assim como arranjos musicais modernos e contemporâneos que a dupla adaptou no piano para quatro mãos e para dois pianos. Os irmãos buscam, constantemente, interpretar trabalhos menos famosos ou de autores pouco conhecidos, ampliando seu repertório.

O “Lazkurain Duo” tem se apresentado no Teatro Municipal de Querétaro, no Auditório Lunario Nacional da Cidade do México, e no Anfiteatro Simón Bolívar, assim como em eventos privados e gratuitos

“É a primeira vez que visitamos Manaus e o Brasil, e estamos nos sentindo muito honrados em sermos recebidos aqui. Temos certeza de que se apresentar no Teatro Amazonas será uma das melhores experiências de nossa vida profissional e esperamos que não seja a última vez que possamos ter essa oportunidade”, declaram o irmãos.

Masterclass - No dia 11 de março, os irmãos realizam uma masterclass na sala de piano do Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro, zona sul), às 14h30, com limite de 25 vagas. As inscrições serão feitas no local e basta apenas levar RG e CPF, a partir de 14h. O evento é direcionado a músicos, estudantes, professores e praticantes em geral.

“Nosso objetivo é poder compartilhar aspectos técnicos e musicais sobre o domínio do piano como instrumento e sobre fazer música em geral”, explica a dupla. “Praticaremos sobre a técnica específica de tocar em piano em dueto e compararemos com tocar o piano individualmente. Pretendemos tocar uma pequena parte do concerto para poder exemplificar os aspectos teóricos. Em seguida, queremos que os alunos passem a tocar, a fim de ajudá-los com questões técnicas e musicais”.


FOTO: DIVULGAÇÃO

Concerto - Já no dia 13 de março, às 20h, a dupla se apresenta no palco do Teatro Amazonas (avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro, zona sul). O concerto terá obras de Moritz Moszkowski, Anton Rubinstein, Antonin Dvorak, Arturo Márquez e José Pablo Moncayo. A entrada é gratuita e a classificação livre.

“O concerto é uma combinação de obras que cobrem desafios técnicos muito diferentes, assim como variados desafios musicais. A primeira parte do programa será ‘Cinco Danças Espanholas’, por Moritz Moszkowski, que são muito alegres. Então, ‘Sonata para piano a quatro mãos’, de Anton Rubinstein, uma obra russa muito romântica. Após um pequeno intervalo, continuaremos com um clássico das duplas de piano que são 'Danças Eslavas', de Antonin Dvorak e, finalmente, tocaremos duas das obras mais representativas do México, que são ‘Danzon nº 2’, de Arturo Márquez, e o ‘Huapango’, de José Pablo Moncayo”, detalham os irmãos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90