06/03/2020 às 14h45min - Atualizada em 09/03/2020 às 00h00min

Umidade: a inimiga silenciosa da biblioteca

As bibliotecas são dotadas de grandes acervos que requerem cuidados especiais na sua preservação. Uma inimiga silenciosa, a umidade, pode colocar em risco exemplares e até mesmo acervos inteiros.

DINO
http://www.thermomatic.com.br


Mesmo com todo avanço no campo da comunicação digital, as bibliotecas não perderam sua importância e mantêm-se fiéis em levar informação de qualidade e cultura às pessoas. Em geral, as bibliotecas são dotadas de grandes acervos que requerem cuidados especiais na sua preservação. Uma inimiga silenciosa, a umidade, pode colocar em risco exemplares e até mesmo acervos inteiros. Ninguém quer ver folhas manchadas, onduladas e, pior ainda, com aquele desagradável mau cheiro, decorrência do mofo.

Embora já existam papéis tratados para a impermeabilização, um pequeno percentual, a grande maioria ainda é higroscópica, ou seja, absorvem a umidade. Devido a essa propriedade, o papel está sujeito a todo tipo de deterioração. E o papel tem ainda uma característica toda própria, pois uma vez danificado, dificilmente se recompõem, ou seja, não retoma a sua condição original.

Para evitar eventos dessa natureza nos livros, o ideal é contar com desumidificadores de ar, que equilibram a umidade do ambiente, mantendo-a, inclusive, dentro dos percentuais recomendados pela Organização Mundial da Saúde, ou seja, entre 50% e 60%. Ao manterem esses percentuais de umidade, os desumidificadores Desidrat  acabam impedindo a proliferação de microrganismos, como fungos, responsáveis pela formação de bolor e de mofo. Evitam também o surgimento de ácaros, principais desencadeadores de doenças respiratórias como asma e rinite alérgica. Através dos seus sistemas de filtros, o Desidrat elimina partículas suspensas no ar, devolvendo ao ambiente um ar puro e muito mais saudável.

Conservados e mantidos sob total controle da umidade, os livros representarão prazer na hora que forem manuseados, ao contrário do que ocorre nos casos em que a umidade está fora de controle. Os Desumidificadores da Linha Desidrat da Thermomatic são referência para garantia de um ambiente saudável e também para conservação de bens e móveis. Para cada tamanho de biblioteca ou acervo há um modelo próprio de Desidrat. Assim, o leitor poderá dedicar-se exclusivamente ao prazer da sua leitura.

Saiba mais sobre o controle de umidade em bibliotecas, acesse: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-para-biblioteca.html



Website: http://www.thermomatic.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90