17/02/2020 às 14h53min - Atualizada em 20/02/2020 às 00h03min

Obesidade no Brasil: quase 20% da população é portadora desta condição, que é fator de risco para outras doenças

Dados oficiais registram aumento expressivo no número de obesos no país

DINO
http://prcardio.org/
Foto: Reprodução


De acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado em julho do ano passado, o número de obesos no Brasil aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) registrou que a porcentagem da população brasileira pertencente ao grupo passou de 11,8% para 19,8% nos últimos 13 anos.

O estudo realizado com maiores de idade de todas as 26 capitais e do Distrito Federal, utilizou como principal parâmetro o Índice de Massa Corporal (IMC), o qual é calculado dividindo o peso do indivíduo por sua altura elevada ao quadrado. De acordo com a medida internacional, o IMC é considerado normal quando resulta em um número menor do que 25. Quando o índice fica entre 25 e 29,9, configura-se sobrepeso. Acima disso, o indivíduo é considerado obeso.

Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade é uma doença que pode desencadear outras complicações para a saúde. "A obesidade está claramente relacionada à diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados, câncer, osteoartrite, apneia obstrutiva do sono, asma e doenças do coração. Além disso, as taxas de câncer em obesidade grau III (quando o IMC é maior que 40) são 52% maiores em homens e 62% maiores em mulheres de peso normal", explica a cardiologista Célia Regina Winheski, membro da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC).

Ela também explica que a má alimentação e a ausência de atividades físicas são alguns dos obstáculos que dificultam a situação de pessoas que sofrem com essa condição. "Muitos chegam ao consultório reclamando que comem pouco ou comem alimentos saudáveis e não emagrecem. Não adianta consumir frutas e verduras, é preciso educação alimentar e exercícios para assegurar a saúde do corpo e do coração", complementa.

Sobre a SPC - Fundada em 1966, a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) é composta por mais de 700 sócios. Desde 1971, a entidade tem a missão de difundir a Cardiologia na capital mas também no interior do Estado, promovendo capacitação, jornadas e o Congresso Paranaense de Cardiologia, que, em 2020, terá sua 47ª edição. A SPC centraliza os esforços dos cardiologistas paranaenses e interage com a sociedade civil e os poderes constituídos numa busca pela otimização dos esforços para redução do impacto das doenças cardiovasculares na sociedade.

Informações para a imprensa:
Básica Comunicações - (41) 3019-9092 | www.basicacomunicacoes.com.br
Jornalista responsável: Daniela W. Licht - [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90