O presidiário Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, fundador e principal liderança da maior facção criminosa originada de São Paulo, foi levado na manhã desta terça-feira para um atendimento médico em Brasília. Um forte aparato de segurança foi mobilizado para o deslocamento, que foi feito de helicóptero.
Em nota, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou que Marcola foi levado ao hospital para exames de rotina. O deslocamento teve o apoio da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal.
Segundo o Depen, “horário, período de férias escolares e deslocamento aéreo foram escolhidos para causar o menor constrangimento possível para a população”. O órgão disse ainda que, em função do sigilo médico, não vai informar os exames a que Marcola foi submetido.
Marcola chegou ao hospital pouco antes das 8 horas e ficou no local por menos de uma hora, tendo retornado ao presídio federal que fica no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Fotos: Jorge William / Agência O Globo
A facção liderada por ele promoveu uma fuga em massa de presos no Paraguai neste domingo. Segundo autoridades daquele país, 75 detentos fugiram da ala em que estavam recolhidos os integrantes da facção. Um túnel foi escavado pelos detentos, mas há suspeita de participação de agentes na fuga.