A apresentadora Fátima Bernardes virou alvo de uma notícia-crime, registrada pelo deputado e pastor Otoni de Paula (PSC-RJ), na Polícia Federal. De acordo com o parlamentar o programa Encontro, comandado por Fátima, teria feito apologia ao uso, cultivo e venda de maconha quando exibiu a apresentação da cantora Ludmilla no dia 23 de dezembro.
Jani Xavier, mãe de uma vítima da maconha, ao assistir o programa divulgou uma carta em sua rede social; confira abaixo:
“ Vocês não viveram na pele o que eu e outras tantas mães passamos por causa do uso de maconha pelos nossos filhos: surtos , agressões, traficantes ( por causa de dívida e a família é quem paga, para que não se pague tirando a vida deles), e por último a demência mental que esta maldita droga, a maconha, causa.".
Palavras de Jani Xavier, que na véspera do Dia das Mães de 2017, estava no Instituto Médico Legal, de Cotia, cidade paulista a 35 quilômetros da capital ,reconhecendo o corpo do filho de 27 anos, Jefferson, que desenvolveu esquizofrenia por uso de maconha e foi encontrado morto na rua. Foi em 13 de maio de 2017. “Até hoje, não superei essa dor devastadora”, chora Jani Xavier em sua carta a Ludmilla e a Fátima Bernardes:
" Ludmilla e Fátima Bernardes, minha total indignação por apresentarem a música 'Verdinha' numa emissora de TV em horário em que a maioria das crianças e adolescentes assiste, principalmente neste mês de férias.. Vocês não viveram na pele o que eu e outras tantas mães passamos por causa do uso de maconha pelos nossos filhos: surtos , agressões, traficantes ( por causa de dívida e a família é quem paga, para que não se pague tirando a vida deles), e por último a demência mental que esta maldita droga, a maconha, causa no cérebro deles, a esquizofrenia.
Proponho a vocês, Ludmilla e Fátima Bernardes passarem um único dia em um hospital psiquiátrico vendo como é o sofrimento de mães, vendo filhos internados por doença mental, causada pela maconha, e ouvindo a história de cada família!!! Aí eu queria ver se a vida de vocês não não iria mudar!!.
A Fátima tem três filhos e ela não está imune de que um deles ou todos eles venham a fazer uso desta droga , a maconha, por incentivo de uma música que ela própria permitiu que entrasse no seu programa, Encontro com Fátima Bernardes, e dentro de todos os lares, inclusive do dela.” finalizou a mãe indignada.
Na época da morte Jani foi convidada para dar testemunho em uma rádio local; veja vídeo