07/01/2020 às 16h16min - Atualizada em 07/01/2020 às 16h21min

Analistas avaliam a ascensão política de Trump e suas consequências

Com a eleição presidencial dos EUA prevista para este ano, momento é oportuno para balanço sobre a deterioração dos processos democráticos no país e as perspectivas para o planeta

DINO
http://www.pluricom.com.br/clientes/fundacao-editora-da-unesp/noticias/2020/01/analistas-avaliam-a-ascensao-politica-de-trump-e-suas-consequencias/view


A economia dos Estados Unidos da América é considerada a maior do mundo, com um crescimento de 2,8% no volume de PIB em 2018, totalizando US$ 20,5 trilhões. Diante dessa magnitude, as ações de Donald Trump têm impacto direto não apenas no continente americano, mas em todo o mundo. O livro Trump: primeiro tempo - Partidos, políticas, eleições e perspectivas, lançamento da Editora Unesp, organizado por Sebastião Velasco e Cruz e Neusa Bojikian, reúne estudos sobre seu governo e as perspectivas caso seja reeleito nas eleições de 2020.

"Trump personifica uma figura que parece estar criando escola em âmbito global: a do político autoritário, com pronunciamentos eivados por xenofobia, racismo, machismo e práticas que vão contra os direitos humanos", pontuam os organizadores.

O livro é dividido em três partes. A primeira foca em temas como a inserção do fenômeno Trump nas tendências de médio e longo prazos na política norte-americana; as bases de seu apoio eleitoral; as reações despertadas por sua política, em particular as relacionadas aos direitos humanos. A segunda parte reúne artigos sobre diferentes áreas de política governamental, como comércio internacional, segurança e defesa, e relações com a Europa e a América Latina. A terceira analisa as eleições de meio de mandato e as perspectivas descortinadas por seus resultados.

Um dos maiores desafios na produção da obra foi trabalhar, sem o conforto do distanciamento histórico, com fatos tão recentes e com repercussão ainda não completamente consolidada em um tempo compacto. Entretanto, os autores já arriscam um diagnóstico: "Parece cada dia mais evidente que a democracia liberal enfrenta hoje um dos seus mais fortes questionamentos, tal realidade se mostra claramente na Europa, América Latina e, de maneira ainda mais intensa, nos EUA", afirmam. As interpretações reunidas neste livro auxiliam o leitor a compreender melhor o governo Trump e suas implicações para a sociedade em geral.

Sobre os organizadores - Sebastião C. Velasco e Cruz é professor titular do departamento de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Neusa M. P. Bojikian, pós-doutora em Economia Política Internacional, atualmente é pesquisadora associada no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos sobre os Estados Unidos.

Título: Trump: primeiro tempo - Partidos, políticas, eleições e perspectivas
Organizadores: Sebastião C. Velasco e Cruz e Neusa M. P. Bojikian
Número de páginas: 306
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 56,00
ISBN: 978-85-393-0811-8

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90