02/01/2020 às 20h49min - Atualizada em 02/01/2020 às 20h49min
Golpe no WhatsApp continua prejudicando centenas de brasileiros. Alberto Neto faz alerta e ensina como se prevenir
Foto: Reprodução Os criminosos começam a ação em plataformas de compra e venda online, como Mercado Livre e OLX . Lá, eles têm acesso aos números de celular de alguns anunciantes, e é a partir disso que o golpe se inicia.
Os criminosos entram em contato com essas pessoas, se passando por alguém da equipe de atendimento desses sites. Eles dizem que, para a manutenção do anúncio, é preciso que a pessoa passe um código que chegará via SMS .
Ao mesmo tempo, os criminosos tentam logar no WhatsApp através do número da pessoa. Como verificação, o aplicativo de mensagens envia um código via SMS (sem posse dele, o criminoso não consegue finalizar a clonagem). Quando o código chega, a vítima o passa para o fraudador, que finaliza a clonagem.
Quando a conta do WhatsApp é instalada no celular do golpista, ela deixa de funcionar no celular da vítima. Ou seja, a pessoa fica sem sua conta no mensageiro e o criminoso passa a controlá-la. Com WhatsApp em mãos, ele envia mensagens a amigos e familiares da vítima, pedindo dinheiro emprestado via transferência bancária.
O deputado federal capitão Alberto Neto faz um alerta e dá dicas de prevenção sobre mais esse golpe nas redes sociais.
Veja vídeo