23/12/2019 às 13h04min - Atualizada em 23/12/2019 às 13h04min

Segurança no Instagram: 5 dicas para proteger suas fotos neste fim de ano

Ig
Foto: Reprodução
Cerca de 42% dos brasileiros tem perfil público no Instagram , e 78% deixam sempre a sessão aberta em dispositivos móveis, dando espaço para a ação de cibercriminosos . Os dados, divulgados em um estudo da Kaspersky , mostram que os riscos relacionados à segurança são altos no Instagram. 

Diante disso, a própria rede social atualizou suas configurações de segurança, dando mais proteção aos usuários. 

Novas configurações do Instagram

As novas configurações de segurança do Instagram podem ser acessadas clicando no Menu (três risquinhos), depois em Configurações e, por fim, Segurança . Lá, duas novidades estão presentes: a autenticação de dois fatores e o e-mails do Instagram. 

A autenticação de dois fatores permite uma dupla segurança à conta . Com ela, toda vez que alguém for acessar a conta de um novo dispositivo (incluindo você), será necessário incluir um código que será recebido por SMS no número cadastrado. Isso impede que criminosos acessem sua conta, mesmo que eles possuam sua senha (que pode ser exposta em um vazamento de dados , por exemplo). 

Já a lista de e-mails do Instagram mostra todos os e-mails que você recebeu da rede social nas últimas duas semanas. Por isso, sempre que receber uma mensagem do Instagram, é interessante checar nesta lista de e-mails se ela realmente veio da rede social. Se o e-mail em questão não estiver lá, isso significa que a mensagem que você recebeu é falsa, possivelmente em uma tentativa de phishing . 

Como proteger a privacidade no Instagram


Além das novas configurações de seguranças , outras dicas podem ser muito úteis na hora de manter suas fotos e vídeos longe de olhares indesejados. Acessando as Configurações e indo até Privacidade , você tem acesso a alguns controles, que podem ser ativados nas dicas a seguir:

1. Torne sua conta privada: se você usa o Instagram só para interagir com amigos e família, e não para se promover, é interessante deixar sua conta privada, longe dos olhares de desconhecidos. Para isso, clique em Privacidade da conta ;

2. Restrinja seguidores indesejados: no Instagram, é possível se proteger de interações indesejadas sem precisar bloquear ou deixar de seguir determinada pessoa. Para ativar esse recurso, vá em Contas Restritas ;

3. Escolha quem te segue: indo em Contas que você segue e clicando em Seguidores , você tem acesso a todas as pessoas que acompanham suas postagens. Clicando nos três pontinhos ao lado do nome da pessoa, é possível removê-la da sua lista de seguidores;

4. Restrinja comentários ofensivos: acessando a aba Comentários , é possível ativar a ocultação automática de comentários ofensivos, além de escolher quais perfis estão bloqueados de comentarem suas publicações;

5. Dica bônus: mantenha sempre seu aplicativo do Instagram atualizado, o que garante que você esteja protegido de falhas, e crie uma senha forte para sua conta. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90