As franquias são uma ótima opção para quem quer empreender no Brasil. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde teve uma variação positiva no 3° trimestre de 4,7% em faturamento e 8,1% em número de unidades.
O setor vem se expandindo e, dentro desse universo, as clínicas odontológicas se tornaram uma ótima opção de investimento.
Porém, antes de decidir abrir uma franquia, é fundamental seguir alguns passos indispensáveis.
Caso queira ser bem-sucedido, o futuro franqueado precisará entender um pouco mais sobre o mercado de franquias, bem como, sobre o segmento da marca na qual pretende investir.
Um bom caminho, neste sentido, é avaliar as tendências para o franchising e como tem sido o desempenho da rede de franquias pela qual há interesse.
Feito o estudo inicial, faz parte do processo preencher o cadastro de interesse que, hoje em dia, é disponibilizado no site da grande maioria das redes de franquia.
Após realizar o cadastro, o próximo passo será conhecer o modelo de negócio. A Odontoclinic, por exemplo, envia para os seus potenciais investidores um material com informações gerais sobre a rede, facilitando assim o processo de escolha dos franqueados.
O futuro franqueado precisará tirar todas as dúvidas e ter um contato mais pessoal com a marca que deseja investir. É o momento também de conversar com gestores da rede e traçar os primeiros rumos para montar uma franquia de sucesso.
Este período é importante para não cometer erros na escolha e fazer um investimento com maior segurança. Por isso mesmo, nesta etapa, a Odontoclinic oferece a oportunidade de bater um papo com os gerentes de expansão, que são responsáveis por definir as rotas de crescimento da rede.
Em seguida é chegada a hora de analisar e assinar a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento entregue para os investidores que desejam administrar uma franquia em uma determinada área.
Outra etapa fundamental para o sucesso no mercado de franquias consiste em entrar em contato com outros franqueados da marca, afinal, são eles que conhecem, com detalhes, os desafios e oportunidades oferecidas pela marca que você pretende investir.
Aproveite esta oportunidade para conhecer as rotinas de gestão, métricas e padrões de excelência da rede de franquia.
O penúltimo passo para montar sua franquia consiste em um estudo do contrato que você irá firmar com a franquia. Nele, deverão constar todas as suas responsabilidades enquanto franqueado, bem como, questões que envolvem os âmbitos jurídico e financeiro do negócio.
Assinado o contrato, é hora de passar por uma série de treinamentos, realizar os trâmites de abertura do negócio e, por fim, se preparar para a inauguração da unidade.
Montar uma franquia de sucesso inclui dedicação, muito estudo e vontade de crescer em conjunto com uma marca já estabelecida no mercado. Se você cumpre esses requisitos, as chances de sucesso em 2020 serão muito significativas.