11/12/2019 às 19h15min - Atualizada em 12/12/2019 às 00h00min

Plugins no navegador podem vazar segredos corporativos

Chrome e Firefox podem tornar os computadores vulneráveis à ação de hackers

DINO
https://bluepex.com.br/


Os plugins para navegadores de internet podem ser uma ameaça aos dados confidenciais. Essa é a recente descoberta do pesquisador Sam Jadali.

Com o intuito de melhorar a experiência de seus usuários, o Chrome e o Firefox disponibilizam lojas online para que sejam baixadas extensões com as mais diversas finalidades, como bloqueadores de anúncio, corretores ortográfico e outros. Entretanto, alguns desses recursos estão coletando dados dos usuários e usando de forma indevida.

O vazamento impactou empresas e pessoas físicas de todo o mundo e está relacionado a oito extensões perigosas e suspeitas: Hover Zoom, SpeakIt!, SuperZoom, SaveFrom.net Helper, Desbloqueio do FairShare, Medição do painel, Pesquisas com marca e Pesquisas da comunidade do painel.

A lista de dados pessoais expostos é longa e inclui declarações fiscais, interesses pessoais, localização de GPS, itinerários de viagens e dados de cartão de crédito.

Em relação aos dados corporativos, a captura e vazamento é expressiva e coloca em risco a reputação e competitividade da empresa. Segredos de propriedade, material operacional, relatórios, memorandos e códigos de acesso ao firewall são alguns exemplos do que pode ser exposto.

Como proteger seus dados

Investir na proteção contra o vazamento de informações é essencial principalmente para empresas. É fundamental treinar e conscientizar os funcionários sobre os riscos existentes em extensões para os navegadores.

Nesse contexto, a aprovação de uma lista de plugins confiáveis pode ajudar a evitar que aplicações perigosas sejam instaladas e exponham seus dados. Outra prática importante e eficaz é a auditoria dos serviços online utilizados pelo negócio. É fundamental que eles exijam autenticação e recebam a proteção necessária.

Ainda que hajam formas de evitar esses transtornos, investir em um software de segurança confiável é a principal maneira de proteger os seus computadores e dados.

A BluePex® é uma das principais empresas de segurança, controle e gestão de TI do país, que atende a empresas que priorizam o cuidado com as suas informações. Com o BluePex® Endpoint Control e Protection é possível manter os dispositivos protegidos da ação de hackers e do vazamento de dados.



Website: https://bluepex.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90