02/12/2019 às 18h54min - Atualizada em 02/12/2019 às 18h54min

SSP-AM inicia qualificação para servidores de novo Centro de Inteligência da Região Norte

SECOM
Erikson Andrade/SSP-AM
Órgãos de segurança pública das esferas federal e estadual devem inaugurar no próximo dia 13 de dezembro, em Manaus, o Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública Regional Norte (Cisp). Servidores que irão atuar no espaço começaram, nesta segunda-feira (2/12), um curso de qualificação em Inteligência promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, abriu o evento, que ocorreu no auditório da SSP-AM, localizado no Shopping Via Norte, Monte das Oliveiras, na zona norte da cidade. O Cisp é uma iniciativa do Governo Federal e vai funcionar com servidores de Inteligência mobilizados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de outros estados da região Norte, juntamente com os servidores do Amazonas.

As regionais de Paraná, Fortaleza e Brasília já estão em operação. No Amazonas, o Cisp está programado para ser inaugurado no próximo dia 13, e terá sede no Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).


A integração entre os estados e regiões ampliará a troca de informações entre as forças policiais e os órgãos de inteligência de todo o país através de cada regional, como destaca o secretário Louismar Bonates.

“Isso vai facilitar bastante as ações de Segurança Pública em toda a região Norte, bem como nas outras regiões do país. Nós vamos estar integrados e isso vai facilitar, principalmente, no combate ao narcotráfico”, disse.

Representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública no Amazonas, o delegado Divanilson Cavalcanti atuará como coordenador do Cisp, em conjunto com o secretário executivo adjunto de Inteligência (Seai) da SSP-AM, delegado Samir Freire.


FOTOS: Erikson Andrade/SSP-AM

“Esse trabalho foi muito importante, porque estreitou as relações entre a Agência Central de Informações de Inteligência da Seai com a Agência Central Nacional do Departamento de Inteligência do Ministério da Justiça. Houve uma descentralização da Inteligência, que passou a atuar regional”, disse Cavalcanti.

Além do secretário de Segurança Pública, participaram da abertura do curso o secretário executivo-adjunto de Inteligência da SSP-AM, delegado Samir Freire, e agentes representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Departamento de Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos de segurança pública.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90