De janeiro a outubro de 2019, 45% das 357.500 pessoas que agendaram atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) faltaram ao horário marcado. O percentual representa 160.884 faltosos. No período, 196.616 pessoas compareceram ao agendamento, representando 55%. Com o objetivo de diminuir as ausências, a atual gestão implantou uma opção para cancelar o agendamento, que deve ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência.
O agendamento para atendimento é feito pelo portal do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br). A falta dos usuários na data agendada é um dos fatores que contribui para que o prazo de atendimento seja longo. Em Manaus, a instituição possui nove postos de atendimento descentralizados, espalhados por todas as zonas da cidade, além da sede do Detran-AM.
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que, quando a pessoa não comparece ao agendamento, outro usuário que teria a oportunidade de utilizar esse horário é prejudicado, aumentando o tempo de espera para atendimento.
FOTOS: Divulgação/Detran-AM
“Como trabalhamos com agendamento, quando se tem um índice alto de faltosos, isso traz um grande prejuízo para qualidade do serviço, uma vez que aquele agendamento fica reservado e nós deixamos de ofertar essa vaga pra quem realmente quer realizar e precisa do serviço até com uma certa rapidez. Por isso montamos uma ferramenta no nosso próprio site, um botão no portal de serviços e no site institucional para cancelar e agendar atendimento. Caso uma pessoa, por qualquer razão, não possa comparecer no dia e hora agendados, que proceda com o cancelamento desse agendamento. Uma vez cancelado, esse horário será disponibilizado para uma próxima pessoa, o que dará uma agilidade ao nosso serviço e nos permitirá fazer um Detran cada vez melhor”, afirma.
Em todo o ano de 2018, o número de faltosos passou de 155 mil, o que representou 46% das mais de 350 mil vagas agendadas. O usuário que falta o agendamento não sofre nenhuma penalidade, mas causa transtornos para instituição e, principalmente, para a sociedade, que precisa de atendimento. Ao agendar um serviço, aquela data fica fechada para o atendimento, fazendo com que quem precisa de atendimento agende o serviço para uma data posterior.
Em março deste ano, o Detran-AM implantou o agendamento para Pessoa Jurídica (PJ) para otimizar o atendimento. Anteriormente os serviços com hora marcada só eram realizados para Pessoa Física.
Cancelamento – Ao perceber que não poderá comparecer na data agendada, é imprescindível que o usuário cancele o agendamento, permitindo assim que outra pessoa possa utilizar o horário. O cancelamento do agendamento deve ser feito com, no mínimo, 24 horas de antecedência da hora marcada. O serviço deve ser cancelado no portal de atendimentos do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br), na mesma opção onde foi realizado o agendamento, no link ‘Consulta de Agendamento’.