18/11/2019 às 16h42min - Atualizada em 18/11/2019 às 16h42min

Estudantes da rede pública participam de evento que incentiva o voto consciente

SECOM
Cleudilon Passarinho
Cerca de 3 mil estudantes da rede estadual acompanharam, nesta segunda-feira (18/11), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), a segunda edição do programa “Eleitor do Futuro”, responsável por estimular o voto consciente entre alunos do Ensino Médio. A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas (EJE-AM), e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Deste número, pelo menos 2 mil estudantes são do interior do Amazonas e assistiram à atividade por transmissão ao vivo pela Internet, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Nos próximos dias, os alunos receberão um certificado digital de participação do evento.

O programa contou com duas palestras: “Cidadania e democracia no Brasil”, ministrada pelo coordenador da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), Eduardo Sérgio Japiassú Correia Lima; e “Acessibilidade, aspectos da desinformação (fake news) e voto consciente”, apresentada pelo analista judiciário do TRE-AM.


O presidente do TRE-AM, desembargador João Simões, falou sobre a oportunidade dos estudantes de participarem de uma ação da magnitude do “Eleitor do Futuro”. “Esse evento foi realizado por muitas mãos. Aqui, não tem somente um ator. É uma produção de muita gente”, assinalou ele. “Quando eu tinha a idade desses alunos, não tive essa oportunidade, infelizmente. É uma chance única e que muitos estudantes, no Brasil inteiro, não têm ou terão. Espero que tenham aproveitado bastante as palestras dos nossos convidados”.


Para a secretária executiva adjunta da Capital da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Arlete Mendonça, ações como a do “Eleitor do Futuro” são de extrema importância para os alunos da rede pública, principalmente àqueles que se preparam para votar pela primeira vez.

“Nós, da Secretaria, nos sentimos privilegiados por estarmos ao lado do TRE-AM nessa caminhada. Hoje, tivemos a presença de cerca de 1 mil estudantes, fora os do interior, que puderam acompanhar as palestras pela Internet. [O programa] é de uma grande magnitude para nós. Como o próprio nome indica, ‘Eleitor do Futuro’, ele tem como objetivo preparar esses alunos”, concluiu ela.

Além das palestras, houve ainda um treinamento com urnas eletrônicas, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma simulação de eleição para vereador e prefeito. Eles escolhiam, no lugar dos candidatos, entre profissões, personagens do folclore e estilos musicais.

                                                                      
Juventude – As alunas Natasha Canto, de 18 anos, e Camile Colares, 17, do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, foram algumas das jovens que acompanharam as palestras do programa “Eleitor do Futuro”. Elas elogiaram a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e o TRE-AM, e torcem para que iniciativas como a desta segunda-feira (18/11) aconteçam mais vezes.

“Hoje em dia, estamos numa situação política muito crítica, em que os políticos se autoajudam mais do que ajudam a população. Por isso, eventos como esse são importantes, pois as pessoas que são menos instruídas estão sendo prejudicadas. Elas não sabem os seus direitos”, afirmou Natasha Canto.

Para Camile Colares, o “Eleitor do Futuro” ajudou a conscientizar os estudantes sobre a importância do voto: “Saímos daqui mais preparados para fazer uma boa escolha durante as eleições e não acabar votando em alguém que, futuramente, poderá nos prejudicar”, finalizou.


FOTOS: Cleudilon Passarinho

Sobre a Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas – A EJE-AM foi criada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em razão da necessidade de uma instituição ligada diretamente à Justiça Eleitoral, com o objetivo de proporcionar uma formação inicial e continuada para uma melhor aplicação do Direito Eleitoral, em especial, aos magistrados e servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas, além de interessados em Direito Público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90