A cidade de São Paulo recebe, no dia 4 de novembro, das 19 às 21 horas, uma visita ilustre. Shinichi Kitaoka, presidente mundial da Japan International Cooperation Agency (Jica) - órgão do governo japonês que promove projetos de cooperação técnica, científica e voluntariado em países em desenvolvimento -, fará uma palestra inédita no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O evento marca os 60 anos de cooperação entre o Brasil e o Japão, que se iniciou em 1959.
Na ocasião, o especialista em política moderna e diplomacia japonesas falará sobre "A modernização do Japão e as relações nipo-brasileiras", e abordará o processo de modernização no país oriental, decorrente da abertura para o Ocidente; o avanço da industrialização do país; e o desenvolvimento econômico e tecnológico japonês; e sua experiência em cooperação internacional no pós-Guerra. Também discorrerá sobre o Japão moderno e, principalmente, sobre as relações entre o Brasil e o Japão, e novas formas de cooperação entre ambos os países.
O evento também marca o início oficial do "Programa de Estudo do Desenvolvimento Japonês" (Cátedra Fujita-Ninomiya), projeto do governo daquele país que foi inaugurado em julho desse ano, no Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito (FD) da USP. A proposta é fomentar os estudos sobre o direito japonês e sobre os diversos aspectos que unem os dois países. Dentro do projeto, algumas aulas da FD passarão a abordar o Direito Japonês. Além disso, estão previstas aulas de curto prazo voltadas para participantes de outras disciplinas ou mesmo de outras universidades. O memorando de entendimento prevê, ainda, o convite para a realização de um intercâmbio no Japão de pessoas que possam tornar-se pilares do futuro e do progresso dos países em desenvolvimento. Os convidados serão os participantes que apresentarem resultados de destaque dentro do programa. O acordo também realizará intercâmbio de docentes e pesquisas conjuntas entre a USP e instituições japonesas.
"O objetivo dessa iniciativa é formar recursos humanos que colaborem para o fortalecimento dos laços entre os dois países, além de realizar pesquisas sobre as relações entre Brasil e Japão", revela Kitaoka, que foi o idealizador da Cátedra e, antes de assumir a Presidência da Jica, foi o Reitor da Universidade Internacional do Japão, professor do National Graduate Institute, Universidade de Tóquio e Universidade de Rikkyo. Também foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário e Representante Permanente Adjunto do Japão junto às Nações Unidas.
Nestes 60 anos de parceria com o Brasil, a Jica participou de diversos projetos de grande porte, entre eles, o Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (PRODECER) e a implantação da Siderúrgica de Usiminas. Também foram realizadas cooperações técnicas nas áreas de conservação do meio ambiente, saúde, treinamento profissional, policiamento comunitários, além de projetos de melhoria de infraestrutura como o rebaixamento da calha do Rio Tietê, assim como, projetos para apoiar o desenvolvimento dos países da América Latina e da África, tendo o Brasil como parceiro.
A Faculdade de Direito fica no Largo São Francisco, 95, Centro, em São Paulo. A Inscrição para quem quiser participar pode ser realizada pelo link: encurtador.com.br/huDOS