Seja no lado rubro-negro ou no lado tricolor, os nomes mais badalados do Fla-Flu deste domingo aparecem no ataque. Gabriel, Bruno Henrique, Arrascaeta, Yony González, Nenê, Ganso... Mas, nos últimos jogos, Diego Alves e Muriel colecionaram defesas importantes e roubaram lugar entre os mais festejados pelos torcedores de Flamengo e Fluminense.
O Fla segue líder, mas acumula desfalques e caiu de produção nos últimos jogos. Se continua como uma das melhores defesas do Brasileirão, deve isso muito a Diego. O Flu, por outro lado, costuma deixar o goleiro em apuros neste campeonato, mas encontrou em Muriel a segurança que nenhum dos dois antigos titulares conseguiu dar.
Pouco exigido, mas decisivo
Após momento conturbado, com direito a vaias e falhas, Diego Alves está em lua de mel com a torcida — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Os números do ataque rubro-negro impressionam na temporada, mas a defesa também transpira confiança. E isso passa por Diego Alves. O goleiro, geralmente, não é muito acionado nos jogos, mas tem realizado defesas importantíssimas, em momentos-chave.
Diego Alves cresceu de rendimento juntamente com o Flamengo. A última falha foi justamente na derradeira derrota rubro-negra, há mais de dois meses, contra o Bahia. Antes, já ouviu vaias contra o Botafogo. Desde então, no entanto, coleciona defesaças que ajudaram o time a conquistar pontos no Campeonato Brasileiro e a chegar à semifinal da Libertadores.
Mérito também de Jorge Jesus, que apostou no goleiro no momento de maior cobrança. O português bancou o camisa 1, que o agradeceu após defender dois pênaltis na vitória por 4 a 1 sobre o Vasco. Diego Alves, inclusive, foi titular em todos os 24 jogos do Mister à frente do time.
Neste domingo, Diego Alves completa 50 jogos na temporada. Uma marca importante, após um fim de 2018 conturbado, quando foi afastado por indisciplina e quase deixou o clube. O bom momento prova que Flamengo e goleiro acertaram ao apararem as arestas e seguirem com a parceria.
De contestado a "Muroel"
Muriel comemora vitória do Fluminense — Foto: Thiago Ribeiro / Agência Estado
Em pouco mais de três meses, Muriel saiu de contratação criticada por torcedores para nome festejado pelas arquibancadas. O goleiro foi contratado em julho após passagem por Portugal e em pouco tempo virou titular absoluto. Hoje, é o jogador mais aclamado pelos tricolores e ganhou até apelido: "Muroel".
O Fluminense tem uma das piores defesas do Campeonato Brasileiro. Com 36 gols sofridos, só não é pior que os últimos colocados na tabela, CSA, Avaí e Chapecoense. Mas, as últimas partidas mostraram evolução do Tricolor. Até perder para o Athletico, o time passou cinco jogos invicto, e três deles sem deixar o adversário colocar a bola na rede.
Foi a melhor sequência do time em toda a temporada. E, apesar dos gols dos atacantes, o camisa 27 conseguiu os holofotes. O Espião Estatístico do GloboEsporte.com mostra que a chegada de Muriel fez o Fluminense diminuir a média de gols e aumentar o aproveitamento na temporada. Segundo o levantamento, o goleiro fez nada menos que 28 defesas difíceis desde que chegou. Por outro lado, sofreu 15 gols.
Depois de épocas turbulentas com Rodolfo e Agenor, que não conquistaram a torcida, o Tricolor ganhou mais segurança com o novo goleiro. Como prova estão as intervenções em partidas importantes recentes, como nas vitórias de 1 a 0 sobre Botafogo e Fortaleza e no 0 a 0 com o Cruzeiro, todos duelos diretos contra o rebaixamento.
Neste domingo, os dois goleiros serão um desafio a mais para alguma das torcidas soltar o grito de gol contra o rival. O Fla-Flu está marcado para as 18h (de Brasília), no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.