Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). Fazendo uma analogia, o IMEI equivale ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular.
É importante que, antes de comprar um aparelho celular, o consumidor verifique se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.
Mas Atenção! Celulares que utilizam mais de um Simcard possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.
Contrabandistas e falsificadores de aparelhos celulares usam números falsos ou clonados de IMEI. Por isso, é muito importante que o consumidor esteja atento na hora de comprar um aparelho celular, preferindo um fornecedor confiável e sempre exigindo a nota fiscal!
MANAUS-AM
No mês de Setembro deste ano um jovem teve seu celular roubado por dois homens que estavam em uma motocicleta, na cidade de Manaus.
Em seguida, a vítima fez o boletim de ocorrência (BO) acionando automaticamente os policiais civis do 12º DIP, que diga-se de passagem, tem uma das melhores equipes de investigadores do Estado.
Após uma breve busca com a mais alta tecnologia disponível, foi constatado que o aparelho celular estava na cidade de Porto Alegre-RS. Após o susto e alguns contatos com a polícia local, foi finalmente devolvido no dia de hoje, terça-feira (15), o Iphone XR ao legítimo proprietário.
Parabéns, a toda a equipe de policiais civis do 12º DIP, que tem como chefe de investigação, o IPC Geraldo Filho, por sinal, ele chegou a marca de dois mil aparelhos celulares recuperados neste mês de Outubro.