11/10/2019 às 14h40min - Atualizada em 14/10/2019 às 09h03min

O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo

Para muitas pessoas, o café é mais que uma bebida simples. Ele está presente em diversas ocasiões, promovendo momentos muito especiais.

DINO
http://finartealimentos.com.br/
Foto: Reprodução


Para muitas pessoas, o café é mais que uma bebida simples. Ele está presente em diversas ocasiões, promovendo momentos muito especiais. A grande maioria das pessoas não sai de casa sem antes saborear uma xícara dessa paixão que passa de geração em geração.
 

Segundo o IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística), 79% dos brasileiros apreciam o café, ficando evidente que essa é uma das bebidas mais saboreadas do país.
 

De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), descobriu-se que a bebida proporciona diversos benefícios à saúde humana, como aumento da memória, capacidade mental, bem-estar e concentração, reduzindo mal de Alzheimer e Parkinson.
 

O percentual indicado, segundo a ABIC, pela pesquisa do IBGE aponta que o consumo diário de café por pessoa é de três a quatro xícaras de 50ml, o que representa 78,5 litros por ano. Uma pesquisa realizada entre os anos de 2008 e 2009 evidenciou que 79,3% das mulheres consomem mais a bebida do que os homens (78,7%).
 

O Brasil ocupa o segundo lugar entre os maiores consumidores de café
 

O café é um dos principais produtos de exportação do Brasil e é de grande importância para a economia brasileira. De acordo com o estudo levantado, o país está entre os maiores consumidores da bebida, ocupando a segunda posição, já na produtividade e cultivo do produto, fica com o primeiro lugar. O mérito merecido se deu por conta da safra, que acumulou 61,6 milhões de sacas e responde por 35,3% da safra mundial.
 

O país asiático Vietnã destacou-se ocupando o segundo lugar por ter conquistado 29 milhões de sacas de 60 kg, representando 16,6% do que foi produzido, já o terceiro lugar ficou com a Colômbia, que garantiu 14,3 milhões de sacas, sendo a responsável por 8,2% da safra mundial. 
 

Harmonização de café com outros alimentos
 

O café está presente em receitas, tanto de salgados quanto de doces, por isso, sua harmonização com outros alimentos torna simples e prática. Segundo especialistas, é preciso garantir a qualidade da bebida e conhecer suas principais características, como acidez, potência, corpo e doçura. 
 

Portanto, o mais importante é procurar criar um bom equilíbrio entre os sabores, sendo assim, um não irá sobressair ao outro. Quando a harmonização é feita entre alimentos similares, é possível intensificar a característica do sabor.
 

No caso da combinação por contraste, a ideia é valorizar características opostas, de modo que se complementem. Uma xícara de café com sabor amargo elevado cai muito bem com sobremesas mais adocicadas.
 

Já alimentos com características sensoriais, como doce, amargo e ácido, que possuam potência variada, ou seja, desde suave até mais intensa, é possível criar diversas harmonizações, independente de ser com doces ou salgados.
 

Uma boa xícara de café casa muito bem com bolos, pães de queijo, tortas, torradas e, até mesmo, com o pão francês, queijo e outros frios, mas nada impede de se utilizar a imaginação e a criatividade.
 

Essa deliciosa bebida pode ser harmonizada com diversos alimentos doces, como, por exemplo, bolos de chocolate e brownie, que podem ser encontrados na Fin’Arte.
 

A Fin’Arte é uma empresa que atua nesse ramo e comercializa doces prontos para consumo, como brownie de chocolate, bolos americanos, amanteigados e fludens. A empresa conta com uma loja de brownie online para a comodidade de todos os clientes, com pedidos que podem ser entregues em todo o Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90