Muito além da estética, os dentes desalinhados ou tortos também são um alerta para buscar ajuda profissional. Eles podem prejudicar a mordida, provocar desgastes, sobreposição de dentes e até interferir na saúde geral. Para corrigir, a recomendação, na maioria dos casos, é o uso do tradicional aparelho fixo - um problema para quem não quer ter um “sorriso metálico”, seguir passos trabalhosos para a limpeza diária, quebra de aparelhos, pontas de fios incomodando, bandas desadaptadas, e principalmente, uma dieta restritiva.
A boa notícia, para os que querem se ver longe dos famosos bráquetes e fios metálicos, é que hoje eles não são a única opção. Com o avanço da tecnologia, surgiram alternativas, como os alinhadores transparentes, chamados Invisalign, que virou tendência mundial na ortodontia.
Fabricados no México, pela empresa Norte-Americana Align Tecnology e importados para o Brasil, o Invisalign foi criado e desenvolvido no Vale do Silício (EUA). Ao longo dos anos, a empresa, pioneira no ramo e mundialmente consolidada, vem aprimorando e desenvolvendo novas técnicas para avançar ainda mais nos quesitos eficácia e eficiência na área da ortodontia. A técnica já ajudou 6 milhões de pacientes pelo mundo.
Segundo Dr. Rodrigo Camargo, formado em Odontologia pela USP-Bauru e fundador da SiccaCamargo Ortodontia Estética, o Invisalign é a alternativa mais moderna, sofisticada e atual para corrigir o sorriso, na qual o próprio ortodontista, por meio de uma plataforma virtual, pode montar o planejamento do tratamento de cada paciente.
Nos Estados Unidos 40% do mercado de ortodontia já é de alinhadores. Estudos apontam que os tratamentos com os alinhadores transparentes podem ser até 50% mais ágeis em comparação ao uso dos aparelhos tradicionais. E muito além do curto espaço de tempo para identificar as mudanças, eles são práticos, ajudam a melhorar a autoestima e não alteram o dia a dia daqueles que o utilizam.
É importante ressaltar que os bráquetes, conhecidos como aparelhos fixos, não são vilões e devem continuar a ser indicados pelos ortodontistas de acordo com a análise de cada caso:
“O profissional não deve ser escravo de uma técnica, e o tratamento usado para levar o paciente ao seu sorriso dos sonhos dependerá de variáveis como a experiência anterior do paciente com ortodontia - quem usou bráquetes, por exemplo, não quer mais passar pelo desconforto" - relata Dr. Rodrigo Camargo.
Como funciona na prática - avaliação, planejamento e resultados
Pelo fato de não causar ferimentos e dores, e ainda colaborar com a autoestima, os alinhadores Invisalign foram a escolha feita por Isabela kerches Annicchino, gerente da Qualidade, de 42 anos. Ela notou que, com o passar dos anos, os dentes começaram a ficar desalinhados, o que a incomodou.
“Eu usei o aparelho móvel com 9 anos, e com 15 coloquei fixo e fiquei até os 20. Os dentes ficaram bonitos, mas, quando fiz 38, eles começaram a ‘se mexer’, o que é natural depois de certa idade. Então eu fui ao dentista, e ele me orientou a usar o fixo. Fiquei dois anos com o tradicional e me incomodava muito, sentia dor. Depois que tirei, o meu dentista me apontou que os dentes ainda estavam desalinhados e me mostrou o Invisalign. Fiquei encantada! Eu pude planejar, junto com o doutor, como os dentes ficariam e sabia quando o tratamento chegaria ao fim”, conta a gerente, que usou o Invisaling durante 11 meses apenas.
O fundador da SiccaCamargo Ortodontia Estética, a primeira clínica exclusiva Invisalign na cidade de Piracicaba, diz que o primeiro passo para usar o tratamento com as placas é fazer uma avaliação, com escaneamento do sorriso. Isso permite ter uma prévia do resultado e ainda ter uma visão geral do tratamento.
“Com o planejamento virtual fica mais fácil controlar a posição dos dentes e conhecer as necessidades do paciente ao longo do tratamento. Os alinhadores permitem exercer a força no local exato, evitando efeitos colaterais nos dentes vizinhos, o que contribui para uma correção mais rápida”, explica o especialista.
Logo após a avaliação e o planejamento virtual, o profissional encaminha os exames para a produção dos alinhadores invisíveis. São feitos sob medida para cada caso e o número de alinhadores depende muito da má oclusão de cada paciente.
A troca dos alinhadores pode ocorrer a cada 14, 10 ou 7 dias, dependendo do caso, até que os dentes atinjam a posição final planejada pelo ortodontista responsável. Eles produzem a força correta para o alinhamento, o que contribui para um tratamento mais ágil, estético e confortável.
O Sorriso de crianças e adolescentes
Além dos adultos, muitas crianças começam a usar desde cedo aparelhos ortodônticos com o objetivo de terem um sorriso saudável. No entanto, os fios metálicos e os bráquetes podem assustar os pequenos e se tornar um incômodo. A novidade é que já existe no mercado uma versão do aparelho transparente criada especialmente para as crianças - o Invisalign First.
Como é uma fase de dentição mista, ou seja, a perda dos dentes de leite e o crescimento dos permanentes, o processo de correção nas crianças é realizado com o alinhador, que é projetado para estimular o crescimento da arcada dentária de forma correta.
Sofia Camargo tem 11 anos. Ela comenta que a maioria dos amigos não gostam de usar aparelho fixo tradicional, e o aparelho Invisalign já virou tendência no ciclo de colegas da escola:
“Por ser um aparelho praticamente invisível, ele oferece mais conforto pra gente. Há quase dois meses de tratamento e já estou percebendo a diferença. Eu superindico pelo conforto e liberdade que ele me proporciona do dia a dia”, comenta Sofia.
Profissionais capacitados
Apesar do Invisalign ser uma alternativa para o aparelho tradicional, é importante lembrar que seu uso deve ser avaliado com apoio de um especialista. O dentista irá estudar o caso e apontar o melhor tratamento para um sorriso perfeito.
Nesse sentido, procurar uma clínica de confiança e credibilidade que trabalhe com a missão de impactar profundamente na autoestima e confiança dos pacientes, é fundamental para a excelência no resultado.