27/09/2019 às 16h30min - Atualizada em 28/09/2019 às 00h00min

5 Dicas para escolher a mochila ideal para crianças na escola

Quem dá as dicas para escolher a mochila ideal é a psicóloga e pedagoga formada pela PUC-SP Maria Guimarães Drummond Gruppi, diretora do Ponto Omega – Berçário e Educação Infantil Bilíngue.

DINO
http://pontoomegacci.com.br/
Foto: Reprodução


Quem dá as dicas para escolher a mochila ideal é a psicóloga e pedagoga formada pela PUC-SP Maria Guimarães Drummond Gruppi, diretora do Ponto Omega - Berçário e Educação Infantil Bilíngue.
 

Maria observa que o fato de a criança ter qualquer tipo de problema relacionado à dor nas costas pode fazer com que ela se desconcentre das atividades escolares e, no médio e longo prazo, pode até causar algum tipo de deformidade postural.
 

A diretora do Ponto Omega lembra, ainda, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido aos maus hábitos posturais, cerca de 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida. "É preciso atuar desde cedo para evitar problemas graves mais tarde".

Preocupada com o bem estar das crianças ela sugere que, ao comprar uma mochila para suas crianças, os pais observem o seguinte:


1) Em primeiro lugar, a mochila não deve pesar mais que 10% do peso da criança. Ou seja, para um menino ou uma menina de cerca de quatro anos, pesando 20 quilos, o peso total não deve superar os 2 quilos. Portanto, o tipo de mochila que uma criança utiliza e seu peso pode fazer diferença, quando se trata de evitar um possível risco de lesões ou problemas na coluna.
 

2) Produtos que tenham muitos bolsos e apêndices devem ser evitados. Dessa forma, os pais não estimularão a criança a carregar a mochila com coisas desnecessárias (como brinquedos), ultrapassando os 10% mencionados acima.
 

3) Em termos de tamanho, o produto não deve ultrapassar o meio das costas da criança.
 

4) Também é importante que a mochila tenha alças reguláveis, largas, firmes e acolchoadas, de modo a distribuir o peso entre os ombros e a coluna lombar


Fotos: Reprodução

5) As mochilas que possuem rodinhas são mais indicadas porque eliminam os riscos de se contrair contraturas musculares e escoliose a partir da maneira errada de se carregar uma mochila pesada.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90