No dia 04 de setembro, foi iniciado registro da escolha dos livros didáticos do PNLD 2020, para os anos finais do Ensino Fundamental. Os diretores das escolas públicas participantes vão poder registrar, até o dia 16 de setembro, as obras escolhidas, que serão utilizadas nos próximos quatro anos.
Segundo FNDE, existe uma expectativa do programa PNLD 2020 beneficiar 10.578.243 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, distribuindo um total de 24.523.891 exemplares. É esperado que o valor desta aquisição fique em torno de R$ 224.516.830,94.
Tratando-se dos anos finais de Ensino Fundamental, cada aluno matriculado em escola assistida pelo PNLD tem direito a um volume dos seguintes componentes: Língua Portuguesa, Arte, Matemática, Ciências, História, Geografia e Língua Inglesa.
Uma vez que o grupo decidiu qual serão as obras utilizadas, o diretor indica através da plataforma as opções dos materiais. Podem ser escolhidas duas opções, desde que não compartilhem a mesma editora.
As redes de ensino podem optar entre três alternativas de escolha do material didático:
- 1) o material único para cada escola, em que a escola realiza a escolha e recebe o material internamente;
- 2) o material único para cada grupo de escolar, em que a rede de ensino determina um grupo que utilizará o mesmo material;
- 3) ou um material único para toda a rede, em que todas as escolas da rede recebem o mesmo material didático.
Independente da opção escolhida, continua sendo de responsabilidade de cada instituição de ensino, que o registro seja realizado de forma autônoma e democrática.
O programa PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Desenvolvido pelo governo federal brasileiro, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) atende escolas públicas de educação básica.
O PNLD é responsável pela aquisição e distribuição de materiais didáticos das escolas públicas brasileiras de ensino básico. Parte fundamental do programa, a avaliação dos livros tem sido realizada de maneira mais profunda a cada ano, uma vez que, a cada edição, aumenta o interesse em assegurar a qualidade dos materiais aprovados e enviados às instituições de ensino.